Zero estrelas! Teste revela quais são os carros mais inseguros à venda

Análise do Latin NCAP expõe carros com baixas notas de segurança em 2024, destacando falhas graves em proteção para passageiros e pedestres.

Anualmente, o Latin NCAP realiza testes de segurança em veículos na América Latina e Caribe. A análise foca nos modelos mais básicos, frequentemente em carros populares no mercado. Esses testes estão alinhados com os padrões internacionais.

A entidade pode adquirir os veículos ou recebê-los diretamente das montadoras, garantindo total imparcialidade nos resultados. Em 2024, quatro modelos registraram resultados preocupantes, obtendo zero ou uma estrela no teste.

Este cenário acende um alerta importante sobre a segurança dos veículos disponíveis ao consumidor. A seguir, uma análise detalhada dos carros que receberam as piores avaliações de segurança este ano.

Carros com baixa pontuação em segurança

1. Renault Sandero, Logan e Stepway

Renault Logan (Foto: Divulgação/Renault)

Estes três modelos da Renault também decepcionaram, com zero estrelas. O habitáculo não manteve a integridade estrutural. Foram registrados 33% de segurança para adultos e 0% nos sistemas de assistência.

Os modelos falharam especialmente nos testes de impacto lateral, exibindo proteção fraca para o peito e insuficiente para a cabeça. A ausência de sistemas de assistência foi outro fator relevante.

2. Chevrolet Groove

Foto: Divulgação/Chevrolet

Disponível no México, Chile, Peru e Uruguai, o Chevrolet Groove também recebeu zero estrelas. O veículo alcançou 39% em proteção para adultos e 69% para crianças. A área dos pés foi considerada instável.

O modelo não foi avaliado para impacto lateral, devido à falta de proteção lateral para a cabeça. A estrutura do carro foi criticada por sua incapacidade de suportar cargas maiores.

3. Citroën C3 Aircross

Foto: Divulgação/Citroën

Fabricado em Porto Real (RJ), o Citroën C3 Aircross não conseguiu impressionar nos testes. O modelo alcançou apenas 33% em segurança para adultos e 11,4% para crianças. Além disso, registrou 49,6% para pedestres e 35% em sistemas de assistência.

Os testes incluíram impacto frontal a 64 km/h, impacto lateral e proteção para pedestres. Sem airbags laterais, o modelo foi isento do teste lateral com poste. As falhas destacadas levantam preocupações significativas.

Reflexão das análises

A análise de 2024 pelo Latin NCAP evidencia a importância de melhorias na segurança veicular. Carros com notas baixas precisam de atenção das montadoras para reforçar a proteção dos ocupantes e pedestres.

Essas avaliações servem como um alerta fundamental para consumidores e fabricantes, incentivando a busca por padrões mais elevados de segurança automotiva na região.

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