3 razões que rodas maiores acabam com a combustível do seu carro
Rodas e pneus grandes estão se tornando muito populares. Aqui estão algumas razões pelas quais elas podem prejudicar a eficiência de um carro.
Ao olhar para um carro novo, você pode notar que alguns níveis de acabamento têm pneus maiores do que outros. Por exemplo, o Honda Accord Hybrid 2023 tem rodas e pneus de 19 polegadas, enquanto o EX-L tem rodas e pneus de 17 polegadas.
Comparando os números de economia de combustível entre esses dois modelos, o Accord Sport gasta 25% a mais na cidade do que o EX-L.
Essa é uma grande diferença, e a única mudança entre os dois carros são as rodas e os pneus que eles usam. Mas por que rodas e pneus maiores afetam tanto a eficiência de combustível ou a autonomia do veículo elétrico de um carro? Aqui estão três razões.
1. Mais energia
A principal razão pela qual rodas e pneus maiores em um carro matam o consumo de combustível é a física simples. Quanto maior a configuração da roda e do pneu, mais pesados eles serão. Como tal, o cubo do carro exigirá mais energia para movimentar as rodas, prejudicando assim a eficiência de combustível ou a autonomia do veículo elétrico.
2. Resistência
Uma configuração de roda e pneu maior não só tem um diâmetro maior, mas também é mais larga. E embora essa largura maior possa melhorar a aparência do carro porque a roda fica nivelada com o para-lama, ela também cria mais resistência ao vento. Enquanto o carro anda, a resistência do vento torna-o menos aerodinâmico, o que por sua vez prejudica a eficiência do combustível.
3. Área de contato
A aula de física continua; pneus maiores têm uma área de contato maior com o solo. E embora esse contacto maior possa significar um melhor desempenho numa situação de desporto motorizado, uma vez que há mais tracção, também cria mais resistência ao rolamento. Essa resistência leva a uma queda na eficiência de combustível ou na autonomia EV.
É também por isso que muitos fabricantes de automóveis equipam os seus elétricos e carros híbridos com pneus de baixa resistência ao rolamento de fábrica.
Pneus com baixa resistência ao rolamento geralmente apresentam paredes laterais mais finas, blocos de piso mais rasos e compostos de borracha especializados. Esses recursos funcionam em conjunto para reduzir a energia necessária para girar o pneu, aumentando assim a eficiência do combustível.
Gasto de combustível
Não há uma porcentagem ou quantidade definida de que uma configuração maior de rodas e pneus afetará a eficiência de combustível de um carro, uma vez que cada carro é diferente. De qualquer forma, se você procura melhor consumo de combustível, uma configuração de roda / pneu menor e mais leve é a melhor opção.