4 segredos que não te contam sobre o câmbio automático, mas que você deve saber

Confira dicas preciosas de como usar o carro automático sem danificá-lo ou ter que correr para o mecânico.

Mais da metade dos carros que vão parar nas ruas do Brasil têm câmbio automático. Eles representam mais da metade da frota circulando pelo país. Apesar de ter se tornado mais fácil dirigir, ainda é preciso ter conhecimento sobre o veículo para que ele seja usado da forma correta.

Em suma, são alertas relacionados ao câmbio automático. Se você tem hábitos estranhos com ele, pare o quanto antes. Além disso, se algo não vai bem, é melhor levar o veículo a um mecânico de confiança. Confira a seguir dicas sobre esta parte tão importante do carro que geralmente não são mencionadas nas autoescolas.

Foto: Reprodução

4 segredos que não te falam sobre o câmbio automático do carro

Veja abaixo alguns truques e dicas de uso do câmbio automático que vão te surpreender:

1. Evite o hábito de fazer o motor do carro pegar no “tranco”

Em tese, carros automáticos podem “pegar no tranco”, mas isso deve ser evitado. Se o veículo não estiver dando partida devido a uma bateria arriada, basta posicionar o seletor em “N” e mudar para “D” ou “2” assim que o veículo atingir uma velocidade de aproximadamente 20 km/h. Dessa forma, o motor deve ligar tranquilamente.

Mas se a bateria estiver descarregada, o ideal é fazer a “chupeta” ou recarregá-la utilizando aparelhos específicos.

2. Não cometa o erro de segurar o carro sem freio em descidas

Muitos motoristas usam a marcha lenta ou a aceleração para “segurar” o carro em uma ladeira. O que muitos não sabem é que isso esquenta o óleo da transmissão e aumenta o consumo de combustível de forma desnecessária.

O ideal é manter o pé no freio sempre que o carro estiver parado, como em inclinações da via ou em semáforos. Isso faz com que o conversor de torque fique desacoplado e o motor livre, sem consumir combustível.

3. Utilizar a função “N” apenas em reboque

A função “N” nos carros automáticos corresponde ao ponto-morto dos carros de câmbio manual. Essa funcionalidade foi criada para situações específicas, como movimentar o veículo com o motor desligado, ou em caso de reboque, quando é necessário liberar as rodas que tracionam o automóvel. No caso do sinal, mantenha o câmbio na posição “D”, com o pé no freio, pois isso permitirá arrancar com mais rapidez.

4. Não mexa na alavanca com o carro em movimento

A pressa é inimiga da boa condução. Dito isso, é comum o motorista selecionar a opção “R” (ré) com o veículo ainda em movimento. Outra prática comum é acionar o “P” (estacionamento) antes de o carro parar por completo.

Saiba que, mesmo em baixa velocidade, tais procedimentos prejudicam os componentes da transmissão automática, como, por exemplo, as engrenagens.

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