5 carros excelentes que vendem pouco, mas ninguém perde por conferir
Diversos modelos vendidos no mercado nacional não se destacam nas vendas, mas entregam ótimos projetos.
Apesar dos preços altos que afastam os compradores com menor orçamento, o mercado automotivo nacional oferece ótimas opções de projetos confiáveis e eficientes. E não, não estamos falando dos campeões de vendas Fiat Strada, Volkswagen Polo e Chevrolet Onix Plus.
Existem alguns carros vendidos no Brasil que não entram no ranking dos mais emplacados, mas ainda assim são ótimas opções. Essa premissa vale tanto para o mercado de novos quanto para o segmento de veículos usados.
Carros que vendem pouco, mas são ótimos
Para auxiliar o comprador que está em busca de um carro com bom custo-benefício, selecionamos algumas opções que quase nunca entram em boas posições na lista dos mais vendidos do país. Confira nossas recomendações de automóveis que vendem pouco, mas valem a compra.
1- Sentra
O sedã médio da Nissan está longe de ganhar o reconhecimento que merece como concorrente à altura do Toyota Corolla. Em 2023, o Corolla vendeu 42.298 unidades, enquanto o Sentra apenas 4.145. O modelo vai mudar de geração em breve, mas atualmente conta com um motor aspirado 2.0 e o câmbio tipo CVT, sem opções turbo ou híbridas tão boas.
2- Eclipse Cross
O concorrido mercado de SUVs nunca deu uma verdadeira chance à Mitsubishi, mas esse é um erro. Sob o capô, o japonês injustiçado carrega um motor 1.5 turbo que gera 165 cv de potência e 25,5 kgf/m de torque, sempre combinado a uma transmissão CVT que simula 8 marchas. Foram 3.989 emplacamentos em 2023, uma fração das 59.118 vendas do campeão do segmento, o Jeep Compass.
3- Honda City hatch
O Honda City merecia mais destaque, pois chegou a ocupar a nona colocação no top 10 de vendas do ano passado; contudo, os números não são impressionantes. O modelo vendeu 10.802 carros de janeiro a dezembro de 2023, enquanto o Volkswagen Polo emplacou 111.247 unidades, liderando o segmento.
4- Ford Maverick
No grupo das picapes, quem entrega bastante e não vende bem é a Ford Maverick, a primeira híbrida do segmento a estrear no Brasil. Foram vendidas apenas 1.654 unidades da caminhonete no ano passado, pouquíssimo perto da Toro, que alcançou o primeiro lugar com 51.314 emplacamentos no período.
5- Chevrolet Equinox
Encerrando a lista dos carros bons que vendem pouco está o Chevrolet Equinox, forte representante dos SUVs. O automóvel da Chevrolet vendeu 4.068 exemplares no ano passado, 15 vezes menos que o Jeep Compass, campeão do segmento com 59.118 vendas em 2023.