5 tecnologias para caminhões que deixam os veículos mais seguros e eficientes
Soluções eletrônicas chegam aos caminhões com foco em eficiência e segurança, além do bem estar do motorista.
O avanço da tecnologia sempre foi acompanhado de perto pelos motoristas de carros de passeio, picapes e esportivos, mas demorava mais a acontecer para os condutores de caminhão. Contudo, o segmento tem sido a aposta dos desenvolvedores de novas soluções eletrônicas nos últimos anos.
As novidades tecnológicas para caminhões incluem câmeras no lugar de espelhos, frenagem autônoma e sistemas de conectividade que os equiparam a carros de luxo. No Brasil, já é possível encontrar veículos com essas e outras tecnologias, além de modelos a gás e elétricos.
Mais seguros e eficientes, os novos caminhões também possuem atualizações com foco no bem-estar do motorista, especialmente porque esses profissionais passam muitas horas do dia na estrada. Essa é uma via de mão dupla que beneficia o condutor e as empresas, ampliando a eficiência do trabalho enquanto reduz o risco de acidentes.
5 tecnologias modernas para caminhões
A seguir, confira cinco tecnologias disponíveis em caminhões à venda no Brasil:
1. Energia solar
Seguindo a tendência mundial de apostar em energias mais limpas, a Scania apresentou um caminhão que utiliza energia solar para ampliar sua eficiência energética. A redução do consumo de diesel chega a 20% após a instalação de painéis fotovoltaicos.
O veículo é híbrido, ou seja, tem um motor a diesel e outro elétrico. Segundo a empresa, o sistema gera cerca de 14.000 kWh de energia elétrica por ano, tendo capacidade para fornecer energia para redes elétricas quando não está trabalhando.
2. Sistemas inteligentes
O Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) é um conjunto que auxilia o motorista na direção por meio de sensores e radares gerenciados por softwares. Conhecidos como sistemas de segurança ativa, eles enviam alertas sobre risco de acidentes, por exemplo.
Outra atualização que beneficia a direção é o sistema de permanência de faixa de rolagem, que alerta o motorista quando a seta não é ligada e o caminhão sai da faixa. Já o ACC reduz a velocidade e até freia o veículo sem interferência humana, controlando a velocidade de forma adaptativa.
3. Frenagem e detecção de pedestres
O veículo que conta com o BAS (assistente de frenagem de emergência) consegue perceber que o condutor perdeu o controle e realizou a frenagem. Já o PCW (sistema de detecção de pedestres) identifica a presença de ciclistas e pedestres próximos ao caminhão, sendo eficaz para evitar acidentes.
Câmeras nos espelhos
As câmeras que substituem os espelhos convencionais possuem duas telas de alta definição projetam as imagens captadas, uma do lado do motorista e outra do passageiro. A tecnologia garante uma visão muito melhor do entorno do caminhão, resultando em mais segurança.
Apenas a Mercedes-Benz Actros tem o sistema aqui no Brasil, onde o custo gira em torno de R$ 15 mil e R$ 17 mil. É possível que ele seja um dos destaques na próxima edição da Fenatran (evento internacional do segmento de transporte de cargas).
4. Tamanho da cabine
Cabines maiores que garantem mais conforto para os motoristas são outra inovação para caminhões, além de uma demanda da legislação dos países europeus. Ainda não é possível saber se as novas especificações chegarão ao Brasil, já que o aumento reduziria a capacidade de carga dos veículos.
5. Painel digital
Assim como muitos motoristas de carros, os caminhoneiros já podem contar com um painel digital para personalizar as informações exibidas e ter uma visão mais ampla do funcionamento dos recursos do veículo. A tendência é que assistentes de voz sejam incorporados ao painel em breve.
As montadoras também planejam integrar essa solução com tecnologias como sistemas de gestão de frota e serviços conectados.