Novo sistema de controle de estabilidade será obrigatório a partir de janeiro

O Controle Eletrônico de Estabilidade passa a ser obrigatório em 2024 e será produzido totalmente no Brasil

A empresa alemã ZF anunciou que está fabricando completamente no Brasil o sistema de segurança conhecido como Controle Eletrônico de Estabi-lidade (ESP), uma medida que ocorre pouco antes da entrada em vigor da obrigatoriedade desse equipamento em todos os carros fabricados no país a partir de janeiro de 2024.

O novo sistema de segurança

O Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP) é considerado um dos sis-temas de segurança mais eficientes para evitar acidentes. Este sistema, que funciona em conjunto com os freios ABS, detecta a derrapagem do veículo e neutraliza a perda de controle, reduzindo automati-camente o torque do carro e freando as rodas individualmente.

A instalação obrigatória do ESP em todos os modelos fabricados no Brasil deveria ter entrado em vigor em 2022, mas foi adiada para janeiro de 2024.

Essa obrigatoriedade faz parte de uma série de medidas que também incluem luzes de rodagem diurna, alerta para afivelamento do cinto de segu-rança, luzes repetidoras laterais e de frenagem de emergência, bem como a regulagem dos faróis. Algumas entidades relacionadas à segurança veicular, como a Fun-dação Gonchi Rodriguez e o LatinNCAP, expressaram descontentamento com o adiamento, que foi de 2020 para 2024.

Eficiência comprovada

Estatísticas indicam a eficácia do ESP na prevenção de acidentes. Na Europa, onde o ESP é padrão em todos os carros com mais de 4,5 toneladas desde 2012, cerca de 190 mil acidentes foram evitados.

No Canadá e Austrá-lia, estima-se que um a cada três acidentes tenha sido evitado pelo ESP, redu-zindo mortes e colisões em até 43%. O sistema ESP ficou conhecido após o famoso caso do Mercedes-Benz Classe A, que capotou em um teste a 78 km/h.

Após esse incidente, a Mercedes realizou um recall de 130 mil unidades para equipá-las com o con-trole de estabilidade. A significativa redução no número de acidentes após a implementação desse sistema levou outras montadoras a adotarem essa tecnologia em seus veículos.

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