Primeiro do mundo, carro elétrico pode revolucionar com bateria de estado sólido

Novo modelo poderá ter uma autonomia ainda maior e inédita entre os veículos deste nicho.

A China quer revolucionar ainda mais o mercado de carros elétricos nos próximos anos. Isso tudo porque a IM Motors, uma empresa do país, está trabalhando na criação de uma bateria de estado sólido para equipar os veículos.

Desta maneira, a expectativa é que o carro elétrico possa rodar com uma autonomia bem maior que hoje em dia. Além disso, terá um carregamento ainda mais rápido, revolucionando o mercado deste nicho.

Aliás, nos últimos anos, o país asiático vem sendo o que mais investe em carros elétricos no mundo e parece estar muito à frente de outros países. A prova disso são os diversos lançamentos feitos nesses últimos dois anos.

O Zhiji L6 é esse novo veículo chinês, que promete uma grande revolução neste nicho. A sustentabilidade é uma pauta das mais importantes e faladas no mundo, por causa do aquecimento global, cada vez mais acentuado.

Carro elétrico poderá ter autonomia inédita

Na prática, a ideia da China com esse novo carro elétrico é chegar a uma autonomia de 1.000 quilômetros. Se isso acontecer, muita gente vai recarregar as baterias, ou ‘encher o tanque’, no máximo uma vez por mês, considerando a média que muitos percorrem.

Além disso, a recarga completa da bateria poderá levar apenas alguns minutos, gerando outro facilitador. Em um mercado onde os consumidores estão cada vez mais exigentes, isso seria, sem dúvida, um grande diferencial na hora da escolha do veículo.

No momento, o mundo também tem outras fabricantes de carros trabalhando no desenvolvimento dessa bateria de estado sólido. Marcas como BMW e Volkswagen estão firmes neste propósito, mas a indústria chinesa parece estar bem mais avançada nas pesquisas.

Porém, essa nova tecnologia não deve chegar de forma imediata ao mercado. Na verdade, poderá chegar por volta de 2027, ou seja, daqui a quatro anos. Além disso, empresas como a Toyota e a Nissan, do Japão, também estão de olho nessa tecnologia.

Sustentabilidade em pauta

O fato é que a China está largando na frente na hora de pensar em combustíveis que prezam pela sustentabilidade. Assim, é uma oportunidade de ter um desenvolvimento ainda maior e permitir maior eficiência dos produtos.

Porém, essas baterias de estado sólido ainda estão engatinhando e em fase de testes. Apenas quando ficarem de fato prontas poderão compor a nova geração de carros elétricos, que estão cada vez mais diversificados e em número maior no mundo.

você pode gostar também