O que fazer quando a luz do óleo acende no painel? Cuidado: ela é perigosa
Uma das luzes mais importantes que acendem no painel do carro tem cor vermelha e exige atenção imediata do motorista.
Demora algum tempo até o motorista aprender o significado de todas as luzes que aparecem no painel do carro, principalmente dos modelos mais novos, que possuem dezenas de funções. No entanto, existe um alerta que ninguém deve ignorar: a luz do óleo.
Esse sinal serve para alertar o condutor de que algo está errado. A cor vermelha significa justamente que o problema é urgente e exige atenção imediata; por isso, ele deve parar o veículo imediatamente após perceber que o aviso está aceso.
A luz do óleo acende quando o nível do lubrificante no cárter está baixo demais, ou seja, atingiu um nível crítico. Nesse ponto, a bomba já não consegue mais captar o fluido no reservatório.
Motivos e procedimentos
Esse alerta pode ser acionado por motivos pouco preocupantes, como ao fazer uma curva muito fechada ou durante um retorno em velocidade, quando o óleo é jogado todo para um lado do reservatório em carros sem quebra-onda no cárter. Entretanto, a razão pode ser mais grave, como um vazamento ou o motor queimando lubrificante junto do combustível.
No caso de vazamento, a recomendação é parar o veículo imediatamente e solicitar reboque até uma oficina para realizar o reparo da peça. Se o motor estiver consumindo o fluido, é possível seguir viagem apenas completando o nível e resolver o problema posteriormente.
Além disso, vale lembrar que a luz de óleo indica qualquer problema no sistema de lubrificação do motor, e não necessariamente a falta de lubrificante. Pode acontecer, por exemplo, de o sinal brilhar e o nível do fluido estar normal.
Em situações como essas, o defeito costuma ser a bomba entupida ou algo semelhante. Mas se a bomba estiver normal, a culpa provavelmente é da borra espessa formada pelo óleo no fundo do cárter.
Seja qual for o motivo, a principal recomendação é não ignorar a luz e rebocar o carro para uma oficina assim que possível. Insistir em rodar com defeitos no sistema de lubrificação pode até levar à perda do motor.