Sim, tem hora certa! Descubra o momento ideal para começar a usar óleo de alta quilometragem
Entenda como escolher o óleo certo para garantir o desempenho e a longevidade do seu veículo.
Quando se trata da manutenção de carros com alta quilometragem, a escolha do óleo de motor certo desempenha um papel crucial, sendo uma dúvida constante. Embora as montadoras geralmente recomendem a transição para óleos especiais após atingir 100.000 quilômetros, essa decisão não é uma regra fixa para todos os veículos.
Imagine um carro com 200.000 quilômetros rodados, mas utilizado principalmente em estradas. Nesse caso, o desgaste do motor é consideravelmente menor, e pode ser que não seja necessário recorrer a óleos especiais.
A determinação do óleo mais adequado para o seu veículo requer uma avaliação das condições atuais do motor. Óleos de maior viscosidade e com aditivos específicos podem ser requeridos para compensar os efeitos do desgaste natural e melhorar características como a resistência à oxidação e a eficiência na limpeza interna do motor.
Se o seu carro tem demonstrado um consumo de óleo acima do normal nos últimos meses, é um sinal de que pode ser necessário fazer a transição para um óleo mais especializado.
Além disso, a escolha do óleo para carros de alta quilometragem não deve ser baseada apenas nos números do odômetro, mas sim no comportamento do veículo durante a operação e nas suas necessidades específicas de manutenção. É necessário estar atento aos sinais que o carro emite e agir em conformidade para garantir seu desempenho e longevidade.
Qual é a diferença entre óleos multiviscosos e monoviscosos?
Óleos multiviscosos têm viscosidades adaptáveis a diversas temperaturas, indicadas por duas graduações, como “5W20”.
Já os óleos monoviscosos possuem uma única graduação, como “30” ou “10W”, mantendo viscosidade constante independente da temperatura. Essas diferenças afetam o comportamento do óleo em diferentes condições de operação do motor.
Influência do desgaste do motor na escolha da viscosidade do óleo
Com o aumento da quilometragem, o desgaste natural pode criar folgas maiores entre os componentes do motor. Óleos mais viscosos são úteis para preencher esses espaços e manter a lubrificação eficiente.
No entanto, é necessário avaliar detalhadamente o desempenho do motor, considerando também o consumo de óleo e outras condições de trabalho.