Tesla abandona carro elétrico 'popular' para se concentrar em táxis autônomos e sem motorista
A empresa do bilionário Elon Musk abandona projeto e opta por um veículo autônomo, também elétrico.
O Tesla Model 2, projeto de carro elétrico popular da empresa de Elon Musk, foi engavetado e não deve mais sair do papel. Agora, o bilionário deverá investir em um táxi autônomo, também elétrico, comandado por um robô.
A informação inicial foi dada pela agência de notícias Reuters, uma das mais prestigiadas do mundo. Desta maneira, a Tesla deverá mesmo abandonar o projeto inicial e o chamado robotáxi ganha mais destaque.
Embora a decisão não tenha sido oficializada, a agência ouviu três fontes diferentes, e os funcionários teriam recebido a informação da mudança de planos ainda em fevereiro.
Carro elétrico da Tesla chegaria em 2025
A ideia inicial da empresa com o Tesla Model 2 era ter um veículo com preço de até R$ 127 mil, em cotação atual, e atrair um público consumidor maior. Por lá, seria um carro de cerca de US$ 25 mil. Além disso, a proposta da empresa era garantir que o carro chegasse ao mercado no segundo semestre de 2025.
Contudo, com essa decisão de trocar de planos, embora ainda sem oficialização, o projeto do carro popular fica engavetado. Apesar disso, era uma proposta ousada, que envolvia uma nova linha de produção e mais dinamismo na hora da construção dos veículos. Seria implementado em uma plataforma da nova geração da fabricante de carros elétricos.
No último dia 5 de abril, Elon Musk usou sua própria conta na rede social X (ex-Twitter, que também é dele), para desmentir a informação da Reuters. No entanto, a empresa oficialmente não respondeu à agência de notícias quando esta procurou a Tesla para falar sobre o assunto.
Robotáxi é promessa antiga
O fato é que o robô-táxi é uma promessa antiga de Elon Musk, ao menos desde 2019. No entanto, os projetos iniciais não tornavam o carro totalmente autônomo. Embora, na época, o bilionário tenha dito que era tão seguro e tranquilo andar no veículo, que seria possível ‘dormir’ nele.
Mas, com a ampliação da tecnologia e alguns aperfeiçoamentos, a tendência é que o carro se torne totalmente autônomo. Com isso, também deixaria ‘irrelevante’ esse novo conceito de carro elétrico barato.
Outro fato a se considerar é que a Tesla perdeu a liderança mundial de carros elétricos para a chinesa BYD. E isso também pode ter ajudado a empresa do bilionário Elon Musk a desistir de um novo veículo, já que o investimento para o projeto é sempre muito alto.