Elon Musk no agro? John Deere e SpaceX firmam acordo estratégico para elevar conectividade

Parceria com John Deere busca ampliação da conectividade em máquinas agrícolas; Entenda.

A SpaceX, de Elon Musk, e a John Deere (Deere Company) movimentaram o setor agrícola nesta semana. As empresas divulgaram a notícia de que firmaram acordo para o fornecimento de serviços de conectividade via satélite (SATCOM) aos agricultores. Agora, a partir da rede Starlink, os agricultores com desafios de conectividade rural passarão a ter meios de aproveitar, de forma integral, as tecnologias agrícolas de precisão.

O que se espera é que, com a parceria, os clientes da John Deere consigam aumentar a produtividade de suas operações de forma rentável e sustentável. Isso porque, o acesso à internet estável permite o uso, por exemplo, de maquinário mais moderno, que pode contribuir para otimizar os processos no campo.

Valor da conectividade

Para esses agricultores, poder contar com acesso à tecnologia significa não só qualidade de vida, mas também otimização dos processos no campo. “O valor da conectividade para os agricultores é mais abrangente do que qualquer ação individual já realizada. A conectividade desbloqueia enormes oportunidades que antes eram escassas ou estavam indisponíveis”. Isso é o que explica Aaron Wetzel, vice-presidente de sistemas de produção e agricultura de precisão da John Deere.

O executivo também reforçou que tecnologia e desempenho andam lado a lado. “Por exemplo, ao longo de todo o ano, os agricultores precisam concluir tarefas em janelas de tempo muito curtas. Esta dinâmica exige a execução de etapas de produção extremamente precisas, paralelamente à coordenação entre as máquinas e o gerenciamento do seu desempenho. Cada uma dessas áreas é aprimorada pela conectividade, o que torna toda a operação mais eficiente, eficaz e rentável”, completou.

Parceria

A solução SATCOM, em síntese, será responsável por conectar máquinas novas, além das já existentes, por meio de serviço de Internet via satélite e terminais de satélite robustos. A ideia é que, a partir da parceria com a Starlink, não haja interrupções no fornecimento de internet. Por fim, ao evitar interrupções do serviço, a expectativa é aumentar as possibilidades de uso de tecnologias mais avançadas para o campo.

*Foto em destaque: Shutterstock

você pode gostar também