Pense bem na resposta: lugar de pneu novo é nas rodas dianteiras ou nas traseiras?
Motorista deve escolher com cuidado o lugar de instalar pneus novos quando não pode trocar o conjunto completo.
Nem sempre o proprietário tem orçamento suficiente para trocar o conjunto completo de quatro pneus. Assim, a alternativa é comprar apenas um par novo e adiar a substituição do segundo. Surge, então, uma dúvida cruel: é melhor trocar os dianteiros ou os traseiros?
A resposta parece óbvia para muita gente, mas outros nem sabem por onde começar a decidir. Se você nunca pensou ou não chegou à conclusão sobre o melhor eixo para os componentes novos, continue a leitura.
O eixo ideal para pneus novos
Apesar de algumas controvérsias sobre o assunto, existe quase um consenso entre os especialistas de que o motorista deve instalar o par novo de pneus nas rodas traseiras. A afirmação não vem sem polêmica, mas existem alguns argumentos para sustentar a prática.
Se não for viável trocar todos os pneus, é melhor equipar o eixo traseiro com os recém-comprados, mesmo que o trabalho do automóvel seja mais tranquilo atrás. Isso porque a tração da maioria dos veículos está nas rodas dianteiras, sem falar no peso do motor e na maior carga de frenagem. Os componentes da frente são direcionais, ou seja, conseguem corrigir a rota em caso de derrapagem.
Já os pneus traseiros precisam de melhor aderência quando o veículo perde o controle, pois não possuem a capacidade de correção que as demais têm na maioria dos carros. Por isso, exigem maior aderência para evitar acidentes.
Outro argumento a favor do eixo traseiro é que o risco de ter um estouro ou de murchar é maior na frente. Com dois pneus novos atrás, fica mais fácil controlar o veículo e mantê-lo na trajetória com o volante. Por outro lado, se um dos pneus traseiros estourar, o carro fica descontrolado.
Por isso, se a grana está curta e não deu para substituir todos os pneus, instale o novo par na traseira e faça o rodízio a cada 10 mil km. Realize o processo de forma cruzada para garantir o desgaste uniforme dos itens.