Não é só o óleo: 5 itens do carro que precisam ser trocados com o tempo
Peças e produtos do veículo devem ser substituídos nos prazos necessários para garantir seu bom funcionamento.
Todo motorista sabe que precisa realizar a troca do óleo do motor periodicamente para manter o bom funcionamento do veículo. Mas, além do fluido, das pastilhas de freio e da correia dentada, existem outras peças e produtos que devem ser substituídos com certa frequência para evitar os riscos causados pelo desgaste.
Muita gente ignora que vários componentes do carro têm prazo de validade e devem dar lugar a novos itens de tempos em tempos. Em alguns casos, o condutor não pode esperar até que eles estejam visivelmente acabados para trocar.
5 itens que precisam ser substituídos
Na lista a seguir, relacionamos alguns componentes importantes do seu carro que precisam ser trocados periodicamente, mesmo que pareçam bons para uso.
1. Combustível
Sabia que até o combustível tem prazo de validade? O produto pode perder sua octanagem e prejudicar o sistema do veículo após dois ou três meses parado no tanque. Usar combustível vencido também pode resultar em dificuldade de dar partida, engasgos e aumento no consumo.
2. Pneus
Os pneus (incluindo o estepe) possuem prazo de validade e não devem ser trocados apenas quando estão carecas, mas também após vencerem esse prazo. Mesmo que pareçam bons visualmente, a borracha perde suas características originais, como a aderência ao solo, tornando o produto impróprio para uso.
Essa também é a regra para outras peças de borracha do carro, como as mangueiras do radiador, que devem ser usadas apenas enquanto estiverem dentro da validade.
3. Extintor de incêndio
Outro componente que tem prazo de validade e deve ser trocado é o extintor de incêndio, que pode ser utilizado por cinco anos. A falta do item obrigatório gera multa de R$ 195,23, 5 pontos na CNH e retenção do carro para regularização, sem falar nos riscos para os ocupantes.
4. Filtro de ar do motor
O intervalo recomendado para a troca dos filtros de ar do motor do carro é de um ano ou 20 mil km, o que ocorrer primeiro. A qualidade da combustão do ar e do combustível piora quando o filtro está sujo; além disso, há chance de acúmulo de sujeira no motor.
5. Airbags
Esse último item é polêmico e, até hoje, não há consenso entre os especialistas sobre se os airbags perdem ou não a validade. Antigamente, as montadoras informavam um prazo de 10 a 15 anos para a troca, e em países da Europa e nos Estados Unidos, os intervalos ainda são esses, respectivamente.
Por aqui, algumas marcas dizem que o produto é válido durante toda a vida útil do veículo se não for disparado ou não tiver algum problema pontual. Porém, é interessante conferir a luz indicadora de airbag no painel para detectar a necessidade de eventuais manutenções.