Vai comprar a primeira moto? Veja recomendações interessantes para acertar na escolha
Pilotos iniciantes devem considerar alguns fatores na hora de comprar o primeiro veículo, como a finalidade do uso.
O sonho de milhares de motoristas brasileiros é comprar um veículo para facilitar a rotina e ter mais liberdade, como reduzir o tempo de deslocamento até o trabalho. Na tentativa de combinar praticidade e economia, muitos escolhem investir em uma motocicleta.
A compra de uma moto é importante e marcante para qualquer pessoa, principalmente para os pilotos de primeira viagem, aqueles que acabaram de iniciar no mundo da direção. Para evitar dores de cabeça e prejuízos no futuro, a escolha deve ser feita com cuidado e atenção.
Como escolher a moto certa
Antes de fechar qualquer negócio, a recomendação para o comprador é considerar critérios como biótipo corporal, finalidade de uso, conforto e orçamento. Imagine, por exemplo, que você tem orçamento para comprar uma moto grande e potente, mas é uma pessoa pequena que passa por dificuldades para subir nela. Ou que você precisa de um veículo para uso diário, mas acabou escolhendo um que gasta combustível demais.
Para evitar esses e outros problemas, a primeira recomendação é identificar a finalidade da moto: ela será usada para ir e voltar do trabalho ou somente para momentos de lazer, como nos finais de semana? É importante questionar-se bastante antes de tomar uma decisão.
Para deslocamentos urbanos e trajetos curtos, como ir ao trabalho ou à faculdade, scooters e motos pequenas são ideais. Contudo, para distâncias médias ou viagens em pistas expressas, recomenda-se motos a partir de 250 cilindradas. Em terrenos acidentados, modelos trail são indicados, oferecendo suspensão adequada para enfrentar o terreno de forma confortável para o piloto e passageiro. Esses modelos estão disponíveis em diversas faixas de cilindrada e tamanho, orienta a gerente da concessionária Honda Blokton da Marechal, Leise Braga.
Recomendações para iniciantes
Uma boa motocicleta para pilotos iniciantes é escolher um modelo de baixa cilindrada e leve, como aquelas de até 160 cilindradas. Segundo a gerente, a pessoa também deve considerar seu biotipo, já que um veículo leve para alguém com muita massa pode ser desconfortável, e vice-versa.
Para condutores mais pesados ou altos, vale a pena apostar em modelos mais potentes, acima dos básicos, como as linhas de 250 cc e 300 cc.
Dando nome aos bois, a Honda Biz é uma boa recomendação para os pilotos de primeira viagem que querem uma moto compacta e fácil de manobrar. Já a Honda CG 160 é uma indicação interessante para aqueles que demandam mais dinamismo e desempenho.