Fading: o que está por trás da perda de eficácia do seu freio?
Perder o freio do veículo, mesmo com ele em boas condições, é assustadoramente possível de se acontecer. Entenda o por quê e saiba como evitar.
Procure ‘fade’ no tradutor em inglês e ele dirá ‘desmaiar ou desaparecer gradualmente’ – algo que você não esperaria ouvir na mesma frase que um componente crítico de segurança, como freios.
No entanto, o ‘fading’ do freio é um problema. E embora seja mais comumente associado a corridas de rua ou de pista, também pode acontecer com carros normais, especialmente ao frear em velocidades mais altas ou sob carga. Por isso, é importante entender o que causa isso e, mais importante, o que você pode fazer para evitá-lo.
O que é “perder o freio”?
Perder o freio é uma redução temporária e repentina na potência de frenagem, causada pelo calor excessivo no sistema devido à frenagem repetida, sob cargas elevadas ou em altas velocidades.
Ao contrário da falha dos freios causada por uma falha mecânica ou hidráulica, o sistema normalmente está em boas condições de funcionamento e a potência dos freios retornará, embora não necessariamente ao mesmo nível, assim que o problema for resolvido.
O que causa a perca do freio?
Em termos simples, os freios funcionam convertendo energia cinética em calor. Cada vez que os freios são acionados, o sistema gera calor que, em condições normais de condução, se dissipará na atmosfera e em outros componentes, uma vez liberado.
No entanto, como a energia cinética aumenta com o quadrado da velocidade, a travagem a partir de velocidades mais elevadas ou sob carga impõe uma procura exponencialmente maior ao sistema, gerando significativamente mais calor.
Este calor excessivo pode acumular-se rapidamente no sistema, o que, se não for dissipado de forma eficaz, pode resultar na perca do freio.
Evitando perder o freio
Para veículos carregados ou de alto desempenho, é fundamental instalar componentes projetados para lidar com a demanda adicional de frenagem. Da mesma forma, os mecânicos devem sempre realizar um teste de estrada completo em um ambiente seguro para assentar adequadamente as pastilhas e os discos, com 10 paradas repetidas com 60 por cento de esforço de frenagem.
Durante este procedimento tente evitar 100% de frenagem brusca ou acionamento do ABS, e nunca deixe o pé no pedal do freio para evitar parar totalmente.
Existem também algumas medidas simples que os seus clientes podem tomar para minimizar o risco de desgaste dos freios e, ao mesmo tempo, poupar combustível e reduzir o desgaste:
- Evite usar os freios, pois o uso repetido pode facilmente superaquecer o sistema.
- Sempre que possível, evite frenagens bruscas.
- Diminua a velocidade – quanto mais rápido você dirige, mais trabalho seus freios terão que fazer.
- Antecipe a necessidade de desacelerar pensando no futuro.
- Alivie a carga do seu carro – mais peso significa que os freios terão que trabalhar mais para parar o veículo.
- Nas descidas, especialmente se estiver rebocando, mude para uma marcha mais baixa e use o freio motor. Se isso não for suficiente, pare e deixe os freios esfriarem.
- Substitua o fluido de freio conforme recomendação do fabricante do veículo para reduzir o risco de degradação.