Pode desligar o controle de tração do carro? Muita gente faz e não sabe o porquê
Controle de segurança pode ser desligado em apenas um único caso. Saiba qual é para não cometer erros.
Desde o início de 2024, carros vendidos no Brasil precisam vir com controle de tração e de estabilidade. Porém, o equipamento assistente, pensado para contribuir com a segurança do motorista, torna-se mais seguro desligado em certas situações.
No geral, a função do controle de tração é evitar que as rodas patinem na pista e o motorista perca tração e aceleração, inclusive nas curvas. Em conjunto, o controle eletrônico de estabilidade é acionado nas curvas e em manobras de emergência, impedindo que o condutor perca o controle do carro.
Seja no asfalto seco ou molhado, o recomendado é manter o controle de tração e o de estabilidade acionados. Apesar disso, ele só será acionado em caso de situações extremas que contribuirão para a segurança do motorista.
Quando é recomendado desligar o assistente?
Especialistas em mecânica recomendam desligar o assistente apenas em estradas de terra ou de cascalho solto, inclusive em subidas. Nestes ambientes, principalmente em caso de arrancadas, é necessário deixar o carro “patinar” um pouco para que ele consiga encontrar a aderência necessária e assim iniciar o movimento.
Quando o controle de tração está ligado, o sistema entende que o veículo está sem tração e, por isso, acaba cortando a aceleração. O motor pode até desligar-se no caso de carros com câmbio manual. Esse comportamento também pode variar, dependendo da programação feita pela montadora.
Nos carros da Stellantis, por exemplo, eles são fabricados para patinar um pouco antes de o assistente entrar em ação. Por outro lado, nos carros da Volkswagen, a aceleração é cortada assim que os sensores percebem que o carro girou em falso.
Foto: Reprodução
Pode desligar o controle de tração do carro?
Caso o veículo possua programação similar à da Stellantis, é necessário desligar os assistentes apenas quando a patinada é mais breve do que o necessário. Já o contrário, em veículos com programação mais conservadora, o ideal é desligá-los para evitar estresse.
Vale destacar que, independentemente da programação dos controles de tração e estabilidade do veículo, sempre que adentrar em pisos soltos, o ideal é ativá-los para aumentar a segurança durante a direção.
Além disso, é mito a história de que o assistente aumenta o consumo do carro. Isso porque o controle de tração só atua em casos onde é detectada a perda de tração, ou seja, durante curvas ou acelerações mais fortes.