Como a marca define a pressão ideal para os pneus dos carros? Conheça os critérios
A calibragem correta dos pneus do veículo pode reduzir o consumo de combustível e melhorar seu desempenho.
Um pneu bem calibrado traz uma série de benefícios para o carro e o proprietário, como economia de combustível e melhora da performance nas curvas. A pressão correta também aumenta o conforto da rodagem, o que demonstra a importância de o motorista realizar o processo corretamente e na frequência recomendada.
Sobre a calibragem, existe uma dúvida comum entre os condutores: como a montadora define a pressão ideal para os pneus de cada carro? Considerando que existe uma grande variação nas necessidades de cada modelo de veículo, a marca precisa adotar um parâmetro.
A matemática por trás da calibragem ideal
Para indicar a pressão perfeita, o fabricante considera quesitos como o design do automóvel e suas especificações técnicas. O primeiro passo é analisar o tamanho, o peso e outros atributos do veículo, além das características do próprio pneu que será usado, como material, perfil e tipo de construção.
A montadora pode ainda fazer alguns ajustes após alguns milhares de quilômetros de testes realizados pelos pilotos da marca. Além disso, entram na conta outros testes que são feitos pelos engenheiros dentro das fábricas, em situações controladas, para verificar o comportamento dos pneus. Avaliações de longa duração, por exemplo, ajudam a mensurar a durabilidade do item, determinando assim a pressão ideal que garante segurança e longevidade.
Além disso, a tecnologia e o conhecimento do fabricante do pneu costumam ser utilizados nessa análise, mas a decisão final sobre a pressão ideal cabe inteiramente à montadora, uma vez que o mesmo componente pode receber calibragens diversas em veículos de marcas diferentes.
De forma geral, a calibragem correta dos pneus ajuda na estabilidade do automóvel, que freia melhor e gasta menos combustível quando a pressão está dentro do ideal. Vale pontuar que a carga e as condições de uso devem ser consideradas no momento do ajuste para garantir um bom desemprenho e evitar o desgaste acelerado do componente.