Motorista que não troca esta peça do carro está pedindo para ter dor de cabeça
Problemas neste componente podem gerar falha na aceleração, perda de força e aumento no consumo de combustível.
Há itens no carro que não podem passar despercebidos pelo mecânico durante a manutenção. Um deles é o filtro do combustível, peça-chave para o bom funcionamento do veículo.
Como o próprio nome diz, trata-se da parte do carro que contribui para o bom funcionamento do motor. Porém, quando o filtro de combustível está entupido, o fluxo do líquido para o propulsor acaba sendo limitado, fazendo o automóvel perder força e, consequentemente, aumentar o consumo. O veículo também apresenta dificuldade em dar partida.
Onde fica o filtro do combustível?
O filtro é fácil de ser localizado: ele fica instalado na linha de combustível que liga o tanque ao motor. Possui formato cilíndrico por fora, enquanto na parte interior estão os elementos que retêm as impurezas contidas na gasolina, etanol ou diesel.
Por ser um componente de fácil acesso, sua troca não precisa ser realizada em concessionárias ou oficinas mecânicas. Este tipo de serviço pode ser realizado nos próprios estabelecimentos onde é feita a troca de óleo do motor.
Quando deve ser feita a troca do filtro de combustível?
Para saber a periodicidade da troca do filtro de combustível, o proprietário deve consultar o manual do veículo, na seção destinada à tabela de manutenções periódicas. Geralmente, o mais recomendado é a cada 10 mil km.
Por se tratar de uma peça relativamente barata, custando em torno de R$ 20, o filtro de combustível não pesa no bolso durante as manutenções em comparação a outras mais caras. Além disso, quando a troca é feita corretamente, o motorista ganha em desempenho e economia de combustível, que por si só pagam o valor do componente.
Filtro de combustível (Foto: Shutterstock)
Como saber se o filtro de combustível está entupido?
Quando o filtro está entupido, ele bloqueia o fluxo de combustível que vai até o motor. O resultado disso são falhas durante as acelerações, aumento do consumo e perda de força do veículo. A marcha lenta irregular também é outro sintoma desse problema.
A peça, que custa em torno de R$ 20, pode acabar com esses sintomas do carro. Por outro lado, se eles persistirem, é bom que o motorista solicite uma análise mais apurada para encontrar o causador do mau funcionamento.