Confira 5 carros que desvalorizaram em 2023 e não valem mais a pena em 2024

Modelos que perderam muito valor de mercado no ano passado deixaram de ser uma compra vantajosa para o brasileiro.

Um dos maiores medos de qualquer comprador é ver seu veículo desvalorizar de forma muito acelerada. A depreciação é a grande preocupação para quem compra um carro pensando na revenda, seja ele novo ou usado, e 2023 foi um ano ruim para muitos modelos.

No ano passado, alguns automóveis perderam valor acima do esperado, seja por baixo volume de vendas, problemas mecânicos crônicos ou até pelo lançamento de novos modelos mais interessantes na mesma categoria.

Carros que são cilada em 2024

Para ajudar quem vai comprar um carro pensando em vender no futuro, vamos indicar alguns automóveis que desvalorizaram muito em 2023 e já não são uma boa compra em 2024. Confira nossas contraindicações de compra:

Chery Tiggo

No topo da gama da montadora chinesa, o Chery Tiggo perdeu cerca de 21,9% do seu valor em 12 meses. O impacto negativo no valor de revenda reflete, principalmente, a baixa confiança do consumidor e os problemas recorrentes em peças. Antes vendido por R$ 53,7 mil, ele agora vale cerca de R$ 41 mil.

Hyundai Elantra

O visual até conquista o comprador à primeira vista, mas o sedã médio desvalorizou 20,3% em um ano. Em apenas 12 meses de uso, o preço do Hyundai Elantra sem teto solar caiu de R$ 95 mil para R$ 75 mil, resultado do aumento da concorrência no segmento de sedãs médios, entre outros fatores.

Chevrolet Cobalt

A depreciação do modelo ficou na casa dos 19,1% no primeiro ano após a compra. A queda acontece por fatores como alta oferta no mercado de usados e a maior demanda por modelos mais modernos.

Citroën C4 Lounge

Em um ano, o sedã médio francês desvalorizou 20,1%, com o preço da versão intermediária caindo de R$ 85 mil para R$ 67 mil. O que o torna um investimento arriscado é a combinação da baixa demanda com o alto custo de manutenção.

Citroën C3 Picasso

O carro com maior desvalorização em um ano de uso é o Citroën C3 Picasso, que perdeu 22,2% do seu valor de mercado. Um modelo 2025, por exemplo, era vendido por R$ 63 mil e hoje sai por cerca de R$ 47 mil. Baixa aceitação e demanda também são os grandes responsáveis pelo fracasso do hatch.

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