Fiat ousa e pode lançar ‘novo Uno’ no Brasil; conheça o Grande Panda
Novo carro global da montadora italiana recebe o nome de Grande Panda na Europa, mas pode chegar por aqui com alcunha diferente.
A Stellantis apresentou na última semana o Fiat Grande Panda, seu novo carro global que faz parte da estratégia de transição energética do grupo. O carro deve chegar ao Brasil nos próximos anos, mas com outro nome bem conhecido pelos brasileiros: Uno.
A marca ainda não confirmou o nome do lançamento por aqui, mas o Uno é bastante reconhecido e abre portas no mercado. Para se alinhar totalmente à estratégia da empresa e se diferenciar do famoso modelo antigo, ele pode ser chamado de Grande Uno.
O Grande Panda tem um visual de linhas quadradas, mas com características que remetem ao período de eletrificação da indústria. Seu desenho apresenta um volume compacto na dianteira, incluindo uma espécie de pontilhamento de pixels que percorre desde o centro da grade superior até os faróis.
Na parte inferior do para-choque, uma proteção evoca o porte SUV. Já os faróis com cubos opalinos são inspirados nas janelas das fachadas da fábrica da Fiat em Lingotto, na Itália.
Apresentação e lançamento
O novo Panda/Uno será lançado oficialmente no próximo mês como um pontapé inicial para a apresentação de um novo veículo da marca todos os anos até 2027. A próxima gama da fabricante visa aumentar sua presença global e deixar a linha mais completa.
A princípio, ele chegará aos mercados da Europa, Oriente Médio e África em variantes elétrica e híbrida. O lançamento no Brasil está previsto para a partir de 2027, com forte possibilidade de este ser o primeiro carro elétrico da Fiat por aqui, mas não o primeiro híbrido (Pulse, Fastback ou Toro devem levar o título).
O compacto de 3,99 metros, menor que a média da categoria, será produzido sobre a plataforma global STLA Small e fabricado na Sérvia para abastecer o mercado europeu.
Já em terras brasileiras, a estreia do Grande Panda/Uno pode significar a aposentadoria do Argo, que tem dimensões semelhantes e concorreria com a novidade se continuasse disponível. Também há expectativa de que o modelo possa ser o carro de entrada da Fiat no Brasil, com preço na faixa de R$ 80 mil, o que também tiraria o Mobi de linha.