Renault Bigster pode chegar ao Brasil em 2025; conheça o SUV médio
Carro híbrido com capacidade para sete ocupantes pode ser a próxima aposta da montadora francesa para o país.
A Renault planeja reformular sua linha de carros no Brasil e já começou a dar os primeiros passos em direção a essa transformação. Um dos focos da montadora francesa é trazer ao país um novo SUV baseado no Dacia Bigster para disputar espaço com o Jeep Compass.
Antecipado por um conceito apresentado em 2021, o SUV médio tem lançamento estimado para o fim deste ano no mercado europeu. Ele já foi flagrado em testes nas ruas da Europa, então é possível ter uma boa ideia do que esperar.
O Dacia Bigster, vendido no Velho Continente, tem o mesmo desenho do Renault Duster 2024, conforme projeções que mostram o visual do farol e da grade e as aberturas quadradas do para-lamas. O formato musculoso da traseira e a coluna C são outras inspirações usadas pelo SUV europeu francês.
Embora as semelhanças sejam muitas, o Bigster é ligeiramente maior que o irmão. São cerca de 4,60 metros de comprimento no Renault e 4,34 metros no Dacia. Outra diferença, além do porte, é o espaço interno extra, já que o SUV terá espaço para até sete ocupantes, integrando o segmento C.
O novo modelo será construído sobre a plataforma desenvolvida a partir da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, a CMF-B. A capacidade do porta-malas ficará em torno de 500 litros, contra 472 litros no Duster.
Expectativas e especulações
Há ainda a possibilidade de lançamento de uma variante híbrida, replicando o que ocorre no mercado europeu. Por lá, o SUV médio conta com um propulsor 1.0 GLP ECO-G de 100 cv, um motor 1.2 micro-híbrido de 131 cv e um terceiro 1.6 híbrido convencional com 140 cv. Por aqui, ele deve receber um motor 1.3 turbo de 170 cv.
O Renault Bigster deverá custar a partir de 20 mil euros, ou R$ 115 mil em conversão direta. A versão mais cara pode ficar em torno dos 30 mil euros (R$ 172,5 mil), valor acima do pedido pelo Duster.
A montadora confirmou que o lançamento de um SUV baseado no Bigster faz parte de sua estratégia de vender modelos mais refinados em detrimento do grande volume de vendas com carros mais básicos. O lançamento no Brasil ainda não tem data, mas é provável que ocorra em 2025.