Se a distribuição de peso é diferente, por que em alguns carros a calibragem é a mesma nos pneus dianteiros e traseiros?

A maioria das montadoras recomenda a mesma pressão para calibragem dos pneus da frente e de trás, apesar da diferença de peso.

A calibragem dos pneus está entre as manutenções preventivas mais importantes de um veículo porque promove estabilidade e segurança, aumenta a vida útil dos componentes e melhora o consumo de combustível. Mesmo sabendo dessa importância, muitos motoristas têm dúvidas sobre o processo.

Uma das questões diz respeito à pressão indicada pela fabricante, que é a mesma para os dois eixos. O problema é que o peso suportado pelo conjunto de rodas dianteiras e pelo conjunto das traseiras é bem diferente, considerando o próprio projeto dos carros.

Quase sempre, o veículo é mais pesado no eixo dianteiro, pois é lá que fica seu motor. Para se ter ideia, o motor 1.6 do Chevrolet Chevette pesa 135 kg, enquanto o motor 4.1 do Chevrolet Opala adiciona 200 kg, mais do que o peso somado de dois passageiros.

Em carros mais antigos, como a Ford F1000 dos anos 80, o propulsor a diesel é tão robusto que soma cerca de 300 kg ao conjunto do carro. Isso sem começar a falar nos outros componentes, como câmbio, radiador e alternador.

Afinal, se o automóvel carrega muito mais peso no eixo da frente, por que as marcas recomendam a mesma pressão de calibragem dos pneus?

Por que a calibragem dos pneus é igual?

Considerando a carga estática que o carro carrega, faz sentido existir mais pressão no local onde o peso concentrado é maior. No entanto, os engenheiros das montadoras recomendam determinadas pressões de calibragem dos pneus para um melhor controle do comportamento dinâmico do veículo.

Quando está rodando, o carro tem a tendência de sair de frente ou de traseira nas curvas, o que pode ser controlado por meio da pressão, aumentando ou diminuindo algumas libras. Embora o peso influencie o comportamento dinâmico do automóvel, a marca recomenda o uso de uma única calibragem nos dois eixos, pois fica mais fácil para o motorista manter os pneus calibrados e a pressão sempre correta.

Vale destacar que muitas marcas já recomendam pressões diferentes para os dois conjuntos, como a Ford para o Fiesta (33 libras na frente e 26 libras atrás) e a Honda para o HR-V (32 libras na frente e 30 libras atrás).

você pode gostar também