Fim dos acidentes de bicicleta? Nova IA promete redobrar a segurança dos ciclistas
Equipamento usa inteligência artificial para funções como evitar colisões com veículos que se aproximam pela traseira.
Em busca de um estilo de vida mais saudável e de uma maneira mais sustentável de se locomover, muita gente tem deixado o carro na garagem para utilizar bicicletas. Esse veículo de duas rodas já possui sistemas de radar modernos que aumentam a segurança do usuário, mas um novo equipamento chegou para trazer ainda mais proteção.
O Survue é um radar inteligente desenvolvido pelo Josh Fox, dos Estados Unidos, que utiliza inteligência artificial (IA) em suas funções. Ele contém uma câmera, que opera a partir de algoritmos de IA para evitar possíveis colisões de veículos que se aproximam pela traseira.
O dispositivo também informa a velocidade, a localização e o tipo do veículo que se aproxima, além de sua trajetória em relação à bicicleta. Os detalhes são enviados rapidamente para o celular do usuário, que pode conferir as informações na palma da mão.
IA para evitar colisões de bike
Para receber as informações sobre chance de colisão, velocidade, localização e trajetória dos veículos próximos, o usuário deve baixar um aplicativo disponível para aparelhos com sistema iOS e Android. Todas as informações também são gravadas em um cartão MicroSD.
Foto: Divulgação/Survue
Outra função do equipamento é atuar como um farol, uma vez que ele possui uma luz integrada de 80 lúmens que pisca de forma rápida e continuamente para alertar os condutores sobre a presença do ciclista na via.
No anúncio, os criadores do Survue garantem que ele detecta veículos a uma distância de até 110 metros e fica ligado por até seis horas a cada carga de bateria.
Foto: Divulgação/Survue
Lançado no Kickstarter, site de financiamento coletivo, ele já pode ser reservado pelos interessados.
Após o período de financiamento, o aparelho será produzido e vendido pelo valor de 215 dólares, cerca de R$ 1.204 na cotação atual.
A novidade promete ser de grande utilidade para os ciclistas, especialmente aqueles que circulam pelas grandes cidades onde o fluxo de veículos automotores é intenso.