Este carro pode se tornar o mais rápido do mundo: como ele é?
Modelo pode ser o próximo a superar os 447,19 km/h do Koenigsegg Agera RS e tomar seu lugar no Guinness World Records.
Embora os limites de velocidade existam na maioria dos países, há um nicho de mercado bastante exclusivo dedicado aos carros velozes. Não estamos falando de esportes praticados nas pistas, e sim modelos vendidos em concessionárias que conseguem bater recordes.
O carro mais rápido do mundo não está nas corridas Fórmula 1 e, apesar de ser bastante exclusivo, pode ser comprado por “qualquer pessoa”. Porém, esse automóvel está prestes a perder o título para um novo concorrente.
Carro campeão em velocidade
O Guinness World Records elegeu o Koenigsegg Agera RS como o mais veloz do planeta após o modelo atingir 447,19 km/h em 2020. Desde aquele ano, esse recorde foi batido três vezes, uma pelo Hennessey Venom F5 (484 km/h), outra pelo Bugatti Chiron Super Sport (490 km/h) e a terceira pelo SSC Tuatara (508,73 km/h).
A questão é que o Agera RS nunca perdeu o título porque os feitos dos concorrentes jamais foram comprovados oficialmente pelo Guinness, que tem regras bem específicas previstas em seu regulamento, como o feito ocorrer em via pública e não em circuito fechado.
A publicação ainda exige que o carro seja idêntico ao disponível para o consumidor e realize a rota nas duas direções, assegurando que não haja interferência do vento ou da inclinação da pista. Também é obrigatório usar combustível e pneus comuns.
Koenigsegg quer recuperar o posto
Mesmo que o Agera RS seja considerado o mais rápido do mundo de maneira oficial, a Koenigsegg quer ter de volta o título moral, e para isso lançou um novo modelo. O Koenigsegg Jesko é um supercarro motor V8 biturbo de 5 litros e 1.600 cavalos de potência que tem duas versões, Absolut e Attack.
Koenigsegg Jesko (Foto: Divulgação)
Os engenheiros do projeto garantem que ele pode atingir 531 km/h de velocidade, além de sair do zero, alcançar 400 km/h e voltar ao zero em 27,83 segundos.
Para chegar a essas marcas, o supercarro é equipado com um par de barbatanas inspiradas no jato de caça F-15 que canaliza o ar que passa pela traseira de forma mais eficaz, aumentando a estabilidade em alta velocidade.
Se quiser provar que merece a coroa, o Koenigsegg Jesko terá que ser testado como o Agera RS. Mas, mesmo que não “roube” o título do irmão de marca, os números ainda impressionam.