SUVs desvalorizaram até 26% em 1 ano; veja os 3 que não valem mais a pena

Ainda que estejam entre os modelos mais vendidos do país, alguns utilitários esportivos depreciaram mais de 25% no ano.

Os brasileiros não negam sua preferência pelos SUVs, que estão sempre na lista dos carros novos mais vendidos do país. No mercado de usados, eles também fazem sucesso como uma opção mais completa e robusta para quem não quer pagar tanto em um zero-quilômetro.

Apesar dessa popularidade, os utilitários esportivos também passam pelo processo natural de desvalorização que afeta qualquer automóvel a partir do momento em que ele sai da concessionária. Isso vale tanto para os modelos novos quanto para os de segunda mão, embora os primeiros sintam mais.

3 SUVs com maior desvalorização em 1 ano

Antes de escolher um carro para comprar, é interessante observar sua desvalorização ao longo do primeiro ano de uso. Para auxiliar nessa análise, trouxemos os três SUVs que mais perderam valor em 2023, conforme dados de um estudo recente da Mobiauto. Confira!

3. Citroën C4 Cactus

Foto: Divulgação/Citroën

O terceiro utilitário esportivo com depreciação mais expressiva no ano passado foi o Citroën C4 Cactus versão 1.6 THP Shine flex (Aut) ano/modelo 2022, hoje vendido pelo preço de R$ 111.990.

O valor em 2022 era de R$ 117.131,82, mas no ano seguinte caiu para R$ 93.301,60 (perda de 20,34%).

2. Mitsubishi Eclipse Cross

Foto: Divulgação/Mitsubishi

O vice-líder de perdas é o Eclipse Cross versão HPE 1.5 Turbo (Aut) ano/modelo 2021, que custava R$ 179.560 em 2022 e caiu para R$ 142.942,78 em 2023. A desvalorização é de 20,39%, ficando só um pouquinho acima do terceiro colocado.

Hoje, o modelo custa a partir de R$ 169.990 na tabela oficial da marca.

1. Hyundai Tucson

Foto: Divulgação/Hyundai


O SUV que mais perdeu valor no mercado brasileiro no último ano foi o Hyundai Tucson versão GLS 1.6 T-GDI (Aut) ano/modelo 2022. A desvalorização chegou a 26,52%, com o preço passando de R$ 173.140,65 em 2022 para R$ 127.223,24 em 2023.

O top 10 do ranking também tem nomes como Jeep Renegade Longitude 1.3 Turbo (-20,28%), Jeep Compass 2.0 TDI Série S Auto 4×4 2021 (18,95%), Volkswagen T-Cross 1.4 TSI Highline Aut. Flex 2022 (-18,10%), Renault Duster Zen 1.6 16V Flex 2023 (-18,01%), Jeep Commander Limited TD380 Diesel 4×4 Aut. 2022 (-17,08%), Peugeot 3008 GT Pack 1.6 THP Aut. 2022 (-15,40%) e CAOA Chery Tiggo 7 TXS 1.5 (-15,29%).

você pode gostar também