Carros com alma brazuca? Fiat vende 5x mais no Brasil que na Itália; veja o nº 1
Montadora sediada na Itália também é líder de mercado no país europeu, mas vende bem menos do que no Brasil.
O desempenho comercial da Fiat continua forte ao redor do mundo, mas em poucos países a marca italiana se destaca tanto quanto no Brasil. A montadora é líder em nosso mercado e também no seu país de origem, a Itália, bem como na Turquia e na Argélia.
A diferença entre cada região é o volume de vendas. Enquanto no território brasileiro, a fabricante obteve 50.471 emplacamentos em julho, em sua terra natal o número foi cinco vezes menor.
As vendas da Fiat no Brasil no mês passado representaram um crescimento de 14% em relação ao mesmo período de 2023. Como resultado, a marca atingiu uma participação de 22,2% do mercado nacional, a melhor marca desde setembro do ano passado (23,1%).
Já na Itália, os emplacamentos de julho somaram 10.226 unidades, um recuo de 28,7% na comparação anual. Mesmo assim, a montadora conseguiu ficar com 8,2% da fatia de mercado, seguida por Toyota e Dacia, cada uma com 7,8%.
Por aqui, sua distância das concorrentes é bem mais tranquila. O segundo lugar do mês ficou com a Volkswagen, com 16,3% de market share, enquanto a terceira colocação foi ocupada pela Chevrolet e seus 11,5% de participação.
Carro favorito em cada país
Outra diferença entre os consumidores brasileiros e os italianos está na preferência. No nosso país, o carro mais vendido da Fiat em julho foi a picape Strada, com nada menos que 14.192 unidades emplacadas.
A caminhonete também é o segundo veículo mais emplacado no ranking geral do primeiro semestre.
Fiat Strada (Foto: Divulgação/Fiat)
O Argo também teve um bom desempenho mensal, com 8.663 exemplares negociados, assim como o Fastback, que emplacou 5.651 unidades e avançou 55,5%.
Fiat Argo (Foto: Divulgação/Fiat)
Do outro lado do oceano, os italianos colocaram o Panda no topo da lista dos mais vendidos da Fiat e também do mercado em geral, com 7.337 unidades vendidas, o que representa uma queda de 17,6%.
O segundo Fiat com mais vendas na Itália foi o 500, que somou 1.249 entregas no último mês. Outros destaques da linha são o crossover 600 (966 unidades) e o 500X (245 exemplares).