Confiabilidade: qual é a vida útil de um carro elétrico?
Fique tranquilo, no geral, um carro com “emissões zero” dura tanto quanto qualquer outro.
O carro elétrico é muito diferente de um veículo térmico. Não há necessidade de engenharia mecânica, mas de vanguarda da tecnologia. Isso levanta questões sobre confiabilidade ao longo do tempo. E os proprietários ou interessados neste automóvel de nova geração estão ainda mais perdidos. Fique tranquilo, no geral, um carro com “emissões zero” dura tanto quanto qualquer outro.
Na verdade, a vida útil de um carro elétrico depende principalmente de sua bateria. E o mais difícil de verificar é que seu estado não depende da quilometragem. Existem apenas ciclos de carga e descarga. Podemos contar entre 1.000 e 1.500 recargas sem problema antes de ver derreter a autonomia total. Se você andar entre 15.000 e 30.000 km por ano, isso significa que sua bateria durará dez anos. Mas essa regra não é certa porque é claro que as primeiras gerações do Renault Zoe, por exemplo, sofreram.
Este elemento incondicional dos objetos elétricos, sejam eles quais forem, também sofrem danos externos. Dormir com o carro ao ar livre ou morar em um ambiente muito úmido, frio ou quente tem consequências na vida útil. Também é necessário cuidar da bateria mantendo, preferencialmente, um nível de carga entre 20 e 80% . Recomenda-se carregar a bateria a 100% e deixá-la descarregar totalmente uma vez por ano.
O próprio veículo
Vamos passar para a peça central, ou seja, o motor. Este não deve deixá-lo na mão tão cedo. Os fabricantes anunciam uma vida útil equivalente a várias décadas. Bem o oposto de um modelo térmico, muitas vezes condenado após 300.000 km. Não há troca de óleo ou manutenção no bloco enquanto os freios, da mesma forma, se desgastam menos rapidamente graças à frenagem regenerativa.
Também podemos dar algumas dicas fáceis de seguir. Em primeiro lugar, evite acelerações muito repentinas com seu carro elétrico para economizar bateria. Carregar seu veículo com a bateria em 100% também é prejudicial à sua vida útil.
Por fim, lembre-se de que a revisão de um carro elétrico é realizada aproximadamente a cada 30.000 km, o que é menos frequente do que com outro tipo de veículo.