Você sabia? Guincho de carro elétrico NÃO é igual ao de veículos a gasolina
Rebocar um automóvel a bateria tem algumas particularidades que você vai conhecer agora.
A chegada das montadoras chinesas ao Brasil inaugurou uma nova era para os carros elétricos, que também estão crescendo em vendas em dezenas de outros países. Esses modelos são mais amigáveis para a natureza devido à emissão zero de carbono, mas possuem particularidades que os motoristas devem conhecer.
A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) divulgou uma pesquisa que comprova a expansão do mercado de veículos eletrificados, incluindo híbridos e totalmente elétricos.
No primeiro semestre de 2024, os emplacamentos no segmento cresceram 146% em comparação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 79.304 unidades.
Quem está disposto a comprar um carro como esse deve considerar alguns pontos, como a autonomia da bateria, a localização dos postos de recarga rápida e até o preço, que naturalmente é mais alto.
Porém, existe outra questão importante sobre a qual muitos não têm conhecimento: o reboque de automóveis elétricos.
Guinchar esses produtos não segue o mesmo procedimento usado quando o veículo é movido a combustão interna, e todo proprietário precisa saber disso.
Foto: Virrage Images/Shutterstock
Diferença no guincho de carros elétricos
O grande medo do dono de um elétrico é ficar sem bateria no meio da rua porque não encontrou um ponto de recarga próximo. Casos como esse ainda são raros, mas acontecem, e o motorista precisa estar preparado.
A pane seca para automóveis movidos a combustão é uma infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e gera multa no valor de R$ 130,16, além de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ao perceber o problema, o condutor pode simplesmente ir ao posto a pé, comprar um pouco de gasolina e colocar no tanque.
E quando o veículo é totalmente elétrico e fica sem carga na bateria, o que fazer? O único jeito é rebocá-lo até a tomada mais próxima.
É aí que entram as diferenças entre o guincho de um carro elétrico: ele jamais pode ser rebocado ou puxado, pois os motores podem funcionar como geradores e enviar energia de volta durante esse movimento, mesmo que esteja sem bateria. Esse processo pode superaquecer o sistema elétrico e danificar o componente.
O problema acontece por conta dos freios regenerativos, tecnologia que permite a recuperação de parte da energia durante as frenagens. Se as rodas permanecerem em contato com o solo durante o reboque, a peça pode ser comprometida.
Portanto, em caso de falta de carga ou pane no automóvel elétrico, o condutor deve solicitar um guincho do tipo plataforma, que eleva completamente o veículo para o transporte.