Ferrugem no disco de freio é motivo para preocupação? Especialista dá veredicto
Entenda a ferrugem nos discos de freio e como lidar com isso.
É comum encontrarmos nossos veículos com pequenas manchas de ferrugem nos discos de freio após deixá-los parados por um tempo, especialmente em ambientes úmidos.
Essa situação pode preocupar muitos motoristas, mas será que realmente somos obrigados a nos alarmar com isso? Entenda melhor quando a ferrugem é apenas um incômodo e quando pode significar um problema sério.
O que causa a ferrugem nos discos de freio?
A umidade é a principal responsável pela oxidação das peças metálicas do carro, inclusive os discos de freio. Segundo Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Fremax, até mesmo um simples enxágue do veículo pode proporcionar um ponto de partida para o aparecimento da ferrugem. Isso ocorre porque, ao entrar em contato com a água, o metal dos discos pode começar a se deteriorar, formando pequenos pontos de oxidação.
Nos estágios iniciais, a ferrugem pode se apresentar como pequenas manchas, mas, se o carro permanecer parado por muito tempo, ela pode se espalhar e, em alguns casos, cobrir toda a superfície do disco.
Um dos principais indicadores de que você deve prestar atenção é o sentimento de trepidação no pedal de freio. Isso pode ser um sinal de que, além da ferrugem, o disco pode estar empenado. Ferrugem superficial, no entanto, tende a desaparecer com o uso.
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O atrito gerado entre a pastilha de freio e o disco ajuda a remover a oxidação com o tempo. É importante ressaltar que esse processo de ‘limpeza’ só é eficaz em um local sem trânsito, pois, enquanto houver sujeira, a eficiência do sistema de frenagem será comprometida.
Para garantir a segurança e a funcionalidade do sistema de freios, a Fremax recomenda que os motoristas realizem uma checagem completa a cada 40 mil km. Esse acompanhamento é essencial para que você possa dirigir com tranquilidade, uma vez que os freios são um dos componentes mais críticos do veículo.
Vale apenas compreender que, nos carros equipados com freio a tambor, a situação é um pouco diferente. A ferrugem pode se formar na parte externa do tambor, mas a área que realmente realiza a frenagem está localizada na parte interna. Por isso, se você perceber oxidação nessa parte externa, não é preciso entrar em pânico, já que isso normalmente não afeta o desempenho do freio.