Gorjetas no iFood somam valor impressionante em 2024; descubra quanto os entregadores receberam

Retrospectiva iFood para Entregadores revela números impressionantes de gorjetas e pedidos realizados em 2024.

O iFood apresentou uma nova análise anual dedicada exclusivamente a seus parceiros de entrega, a Retrospectiva iFood para Entregadores. Em um esforço para valorizar o papel crucial desses profissionais, a plataforma apresentou o balanço detalhado de sua atuação ao longo do ano.

Este levantamento traz dados sobre entregas, gorjetas e avaliações recebidas pelos profissionais, revelando um crescimento significativo nas gorjetas recebidas em 2024.

Entre dezembro de 2023 e novembro de 2024, foram arrecadados R$ 43 milhões, superando os R$ 37,8 milhões do período anterior. Apesar do número impressionante, a generosidade veio de aproximadamente 3 milhões de usuários, representando apenas 5% dos clientes ativos no aplicativo.

Além disso, o levantamento aponta que dezembro de 2023 foi o mês com maior volume de gorjetas, totalizando 4,4 milhões de reais. Este dado destaca a influência do espírito natalino no comportamento dos consumidores.

Segundo a empresa, todos os valores arrecadados foram integralmente repassados aos entregadores.

Em 2024, mais de 760 mil entregadores atuaram na plataforma, variando entre motociclistas, ciclistas e motoristas. Fazendo uma conta rápida, o volume médio recebido por cada trabalhador foi de R$ 56,57 no ano.

Perfil dos entregadores e volume de trabalho

Dos cerca de 760 mil entregadores cadastrados no iFood, mais de 360 mil operaram ativamente mensalmente, realizando pelo menos um pedido, mostra a pesquisa. A média anual por entregador foi de 468 pedidos.

Domingo, às 20h, marcou o pico de entregas na semana. Nesse período, os entregadores receberam mais de 130 milhões de avaliações positivas, refletindo seu esforço e dedicação.

De acordo com pesquisa realizada no ano passado pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, encomendada pela Amobitec (Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia), o perfil predominante dos parceiros de aplicativos de transporte é: homens, autodeclarados pretos e pardos, de classe C, com ensino médio completo.

O estudo também revelou que uma parcela significativa desses profissionais, cerca de 27%, já trabalhava com entregas antes de se associarem a plataformas digitais.

Iniciativas de valorização

Para investir no desenvolvimento de seus parceiros, o iFood realizou programas educacionais, como o “Meu Diploma do Ensino Médio”, que concedeu 25 mil bolsas para cursos preparatórios ao Encceja. Cerca de 10 mil participantes receberam o resultado, divulgado em 23 de dezembro.

você pode gostar também