Motorista de Uber pode cobrar valor extra para ligar o ar-condicionado?

Recados fixados por motoristas de aplicativos em seus veículos geram polêmica nas redes sociais.

Usuários de transporte por aplicativo têm divulgado nas redes sociais imagens de mensagens coladas pelos motoristas nos bancos de carros solicitando uma taxa para ligar o ar-condicionado durante a viagem. As placas geraram polêmica entre os consumidores, sobretudo devido à forte onda de calor que atinge o Brasil.

Os consumidores que passaram por situações semelhantes questionam as empresas sobre a cobrança adicional pelo uso do sistema de condicionamento de ar.

O que dizem as empresas dizem

Em resposta aos usuários, a Uber afirmou em nota que o aparelho é um dos requisitos para cadastrar um veículo em todas as modalidades da plataforma, mas o motorista não é obrigado a ligá-lo.

“A temperatura do veículo, assim como outros aspectos, como rádio/música, fazem parte das preferências de viagem que podem ser combinadas mutuamente entre o motorista parceiro e o usuário para uma viagem confortável para todos”, afirmou a empresa.

No entanto, a Uber pontuou que o profissional não deve cobrar taxas adicionais por fora do aplicativo. “Os usuários não devem aceitar cobranças realizadas fora da plataforma da Uber, que representam violação ao Código e podem levar à desativação da conta do responsável”, completou.

A 99 afirmou adotar uma posição semelhante sobre a utilização ou não do ar-condicionado, que deve ser combinada entre motorista e passageiro. “A empresa reforça, ainda, que o bom senso, o respeito, a empatia e a gentileza são fundamentais para que a experiência do passageiro e do motorista parceiro seja a melhor possível”, disse em nota.

Motoristas defendem cobrança

Muitos motoristas justificam que o valor recebido pela corrida não é suficiente para cobrir os gastos com o ar-condicionado, por isso, cobram o valor extra. Eles defendem o pagamento de uma pequena taxa pelos usuários que desejam viajar com o equipamento ligado.

O preço da viagem é fixo no aplicativo e não varia com base em fatores como a climatização. O passageiro que deseja pagar algo a mais ao profissional sem fazer uma transação por fora do aplicativo tem a opção de utilizar o recurso de gorjeta disponibilizado na plataforma.

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