Olha a MULTA! 20 novos radares inteligentes são instalados em rodovias; veja a localização deles

Novos radares são instalados em rodovias para aumentar segurança e reduzir acidentes.

A concessionária EcoNoroeste anunciou a instalação de 20 novos radares em rodovias do interior de São Paulo. Com o objetivo de melhorar a segurança viária, os radares foram oficialmente autorizados, conforme publicação no Diário Oficial.

As rodovias Washington Luís (SP-310), Brigadeiro Faria Lima (SP-326) e o conjunto formado pelas rodovias Carlos Tonanni, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil (SP-333) serão afetadas. A instalação dessas tecnologias visa diminuir o número de acidentes e fatalidades, promovendo uma condução mais segura.

Vale dizer que três dispositivos já estavam em funcionamento desde o início deste ano, somando 23 pontos de fiscalização no total. Espera-se que a introdução dessas medidas traga melhorias significativas para o tráfego local.

Impacto dos radares na segurança viária

Resultados positivos já foram observados em outras regiões, como Salvador, onde houve uma redução de 50% nas mortes no trânsito em dez anos. Radares inteligentes contribuem para a diminuição de 55% em colisões veiculares e reduzem a taxa de óbitos.

Esses dispositivos têm um papel crucial na modificação do comportamento dos motoristas, incentivando uma condução mais prudente. Ultrapassagens arriscadas e desrespeito aos limites de velocidade tendem a diminuir. No entanto, especialistas destacam a necessidade de programas educativos como complemento.

Localização dos novos radares

  • Rodovia Washington Luís (SP-310)
    • Km 240+400m – São Carlos (90km/h)
    • Km 271+550m – Araraquara (110km/h leves, 90km/h pesados)
    • Km 319+900m – Matão (110km/h leves, 90km/h pesados)
    • Km 390+290m – Catanduva (110km/h leves, 90km/h pesados)
    • Km 426+850m – Cedral (110km/h leves, 90km/h pesados)
    • Km 434+600m – São José do Rio Preto (90km/h)
    • Km 438+160m – São José do Rio Preto (90km/h)
    • Km 446+000m – Mirassol (90km/h)
  • Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326)
    • Km 328+000m – Guariba (110km/h leves, 90km/h pesados)
    • Km 343+960m – Jaboticabal (110km/h leves, 90km/h pesados)
    • Km 351+900m – Jaboticabal (110km/h leves, 90km/h pesados)
    • Km 363+510m – Taquaral (110km/h leves, 90km/h pesados)
  • Rodovias Carlos Tonanni, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil (SP-333)
    • Km 104+540m – Jaboticabal (110km/h leves, 90km/h pesados)
    • Km 118+240m – Jaboticabal (110km/h leves, 90km/h pesados)
    • Km 118+800m – Jaboticabal (110km/h leves, 90km/h pesados)
    • Km 122+650m – Jaboticabal (110km/h leves, 90km/h pesados)
    • Km 145+200m – Taquaritinga (100km/h leves, 80km/h pesados)
    • Km 147+800m – Taquaritinga (100km/h leves, 80km/h pesados)
    • Km 150+300m – Taquaritinga (100km/h leves, 80km/h pesados)
    • Km 173+320m – Itápolis (100km/h leves, 80km/h pesados)

Orientações para condução segura

Para garantir segurança nos trechos monitorados, recomenda-se obedecer aos limites de velocidade e manter uma distância segura. Evitar distrações, como o uso do celular, também é crucial. Campanhas educativas são necessárias para acelerar a adaptação dos motoristas. Erros, como ultrapassagens proibidas e distrações, continuam sendo um desafio.

O aumento na fiscalização tem impactado no crescimento das multas. Em 2024, notou-se um aumento considerável de quase 70% nas penalidades em comparação ao ano anterior, indicando a eficácia dos novos radares e a necessidade contínua de vigilância.

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