A hora é agora? Carros elétricos e híbridos 0 km ficam mais baratos

Preços de carros elétricos e híbridos novos caem devido a avanços tecnológicos e políticas públicas, impactando o mercado global.

No cenário automotivo atual, os preços de carros elétricos e híbridos têm apresentado uma queda significativa. Os veículos elétricos novos tiveram uma redução de 2,897% nos preços, enquanto os híbridos zero quilômetro caíram 2,336%. Essa tendência reflete uma adaptação em andamento no mercado automotivo global.

Em dezembro de 2024, os automóveis elétricos registraram uma discreta desvalorização mensal de 0,226%. Entre os modelos elétricos, o Renault Megane destacou-se com uma queda de 3,732%.

Já entre os híbridos, o Audi A4 apresentou uma desvalorização de 6,486%, enquanto o BMW 330e contrariou essa tendência, valorizando-se em 2,881%.

Por outro lado, o Volvo C40 elétrico também apresentou valorização, aumentando em 1,843% seu preço. Esses movimentos refletem uma combinação de avanços tecnológicos e estratégias de mercado, além de influências externas, como políticas públicas e concorrência internacional.

Renault Megane E-Tech (Foto: Divulgação/Renault)

Fatores que impulsionam queda de preços

Um aspecto crítico na redução de preços dos veículos elétricos é a diminuição no custo das baterias. Em 2023, houve uma queda de 20% no preço das baterias, alcançando US$ 115 (R$ 666,35) por kWh. Espera-se que esse valor atinja US$ 100 (R$ 579,44) por kWh em 2026, impactando diretamente nos custos de produção.

A concorrência de fabricantes chineses, como BYD e GWM, que oferecem modelos até 40% mais baratos, também contribui. Na China, a paridade de preços entre elétricos e veículos a combustão já é uma realidade, influenciando mercados globais, incluindo o Brasil.

No Brasil, incentivos governamentais e isenções fiscais têm alavancado as vendas de carros elétricos. Modelos como o BYD Dolphin Mini têm se beneficiado dessas políticas, demonstrando a importância de estratégias governamentais para a aceleração do mercado.

Impactos no mercado automotivo

O ano de 2024 trouxe uma acentuada desvalorização nos carros seminovos, com os elétricos perdendo cerca de 12% de seu valor.

Em comparação, híbridos e veículos a combustão registraram quedas de 6% e 2,25%, respectivamente. Essa mudança reflete uma transformação das preferências dos consumidores.

Além disso, a demanda por petróleo tem sido diretamente afetada. Estima-se a substituição de 500 mil barris por dia até 2025, mostrando o impacto ambiental positivo dessa transição.

As vendas de carros elétricos no Brasil totalizaram 61.615 unidades em 2024, com destaque para as marcas BYD e GWM.

Esses dados revelam uma expansão consistente nas vendas de veículos elétricos, com uma projeção de crescimento de 17% em 2025.

Montadoras tradicionais enfrentam desafios para adaptar suas linhas de produção aos novos padrões de emissões e evitar sanções ambientais.

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