Estudo com IA desvenda padrões em acidentes em rodovias

Pesquisadores utilizam inteligência artificial para identificar fatores críticos relacionados a acidentes em rodovias.

Pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) realizaram um estudo inovador sobre a segurança viária em rodovias do estado.

O trabalho, desenvolvido no contexto do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU), aplicou técnicas de mineração de dados e inteligência artificial para identificar padrões ocultos em acidentes de trânsito.

Os dados utilizados no estudo foram fornecidos pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) e abrangem dois períodos: de 2004 a 2013 e de 2019 a 2024.

Os modelos gerados impressionaram pela alta precisão, com índices de acerto superiores a 94% no primeiro período e entre 86% e 89% no segundo.

Fatores de risco identificados

Os resultados apontaram que a presença de perímetro urbano aumenta em 90% a ocorrência de acidentes. Outros fatores identificados incluem a presença de segunda ou terceira faixa, sinuosidade do terreno e iluminação insuficiente nas vias.

Veja os elementos que influenciam a gravidade dos acidentes:

  • Presença de perímetro urbano: 93,5%
  • Sinuosidade do terreno: 66,8%
  • Baixa iluminação: 62,1%
  • Áreas de ultrapassagem: 59,7%
  • Velocidades mais elevadas: 44,5%

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que mais de 3,5 mil pessoas morrem diariamente em acidentes de trânsito globalmente. No Brasil, em 2024, mais de 6 mil mortes foram registradas em rodovias federais, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Metodologia e aplicações

Os pesquisadores utilizaram quatro técnicas de mineração de dados, destacando o software CBA, que cria regras de classificação para prever acidentes fatais. Variáveis como tipo de via, iluminação e clima foram analisadas para entender as causas dos sinistros.

O estudo visa apoiar mudanças no cenário atual por meio da implantação de medidas de mitigação, como vias de contorno, passagens em desnível e radares.

A metodologia desenvolvida permite prever riscos com precisão, possibilitando a formulação de políticas públicas baseadas em evidências concretas, prometendo um futuro mais seguro nas estradas. Tais intervenções são fundamentais para reduzir a severidade dos acidentes.

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