Renault abre concorrência e anuncia modelo elétrico com preço competitivo
Batizado de “Legend”, o carro elétrico da Renault deve custar o mesmo que o BYD Seagull; Saiba os detalhes.
O mercado de veículos eletrificados está se tornando cada vez mais dinâmico e competitivo. Nesse contexto, a Ampere, divisão da Renault dedicada à produção de modelos elétricos, está dando seus primeiros passos, como evidenciado pela apresentação do conceito Renault Twingo.
Na prática, esse braço da Renault será responsável por acelerar a transição da marca para veículos elétricos. Dessa forma, a Ampere se coloca como uma oportunidade de “democratizar os carros elétricos na Europa”.
Objetivos
Já que o foco é justamente facilitar o acesso ao eletrificado, a Renault tem investido, por exemplo, na possibilidade de alcançar paridade de preços entre modelos elétricos e de combustão. Nesse sentido, a marca já disponibilizou duas plataformas: a AmpR Small (antiga CMF-B) e a AmpR Medium (antiga CMF-EV).
A Ampere está comprometida em reduzir custos em diversos setores até 2027/2028. A expectativa é que os custos entre a primeira e a segunda geração de veículos elétricos do segmento C diminuam em até 40%. Além disso, prevê-se uma redução de 25% nos custos do motor elétrico e da plataforma do veículo.
Nesse contexto, a empresa anunciou o novo Scenic E-Tech, com custo total de manutenção igual ao do modelo híbrido. Entre as próximas novidades, destacam-se os modelos elétricos, como o Renault 5, previsto para chegar ao mercado no próximo ano, e o Renault 4, no ano seguinte.
Renault Legend
A Renault também está trabalhando no Legend, um modelo com proposta urbana e estimativa de consumo de 10 kWh/100 km. Produzido na Europa, o preço esperado é inferior a 20 mil euros, aproximadamente R$ 105 mil. Com essa estratégia, a marca se posiciona como um concorrente forte no mercado de veículos elétricos, com um valor próximo ao previsto para o BYD Seagull.
Com foco no impacto ambiental, o Legend promete uma redução de 75% nas emissões de CO² durante o ciclo de uso em comparação com modelos a combustão. Sua configuração compacta também sugere um menor consumo de energia.