Você liga o carro da maneira correta?

Pode parecer bobagem, mas muita gente não sabe que há uma forma correta de ligar o carro para evitar desgastes precoces.

O ato de ligar o carro pode parecer algo muito simples. Tanto que a maioria dos motoristas realiza a ação de forma automática. No entanto, sabia que há uma maneira correta de dar partida no veículo? A ação pode prolonga a vida útil de vários componentes de seu automóvel, evitando, assim, gastos desnecessários.

Para ajudá-lo a tirar essa função do automático e garantir melhores resultados para o seu carro, organizamos um passo a passo de como funcionar o motor sem acelerar o desgaste de seu automóvel.

Ponto morto

Antes de apertar o botão start ou girar o miolo da chave, é importante verificar se o carro está ou não engrenado, se for um modelo manual. Já no caso dos automáticos, verifique se a alavanca está na posição P.

Vale lembrar que a maioria dos automáticos não permite que o carro seja ligado fora essa posição. No entanto, quando se trata de carros manuais, poucos são os que exigem pé pressionado na embreagem.

Além disso, é válido manter a embreagem pressionada para eliminar qualquer contato do disco com o volante do motor. Contudo, é preciso soltá-la imediatamente após dar partida, para não desgastar a embreagem. Já no caso do automático, muitos exigem que se pise no freio.

Tudo desligado

Verifique se todos os equipamentos estão desligados antes de dar a partida. Isso porque, ao ligar o carro, a bateria passa a mandar carga para vários itens, como os faróis, por exemplo.

Se equipamentos como rádio e ventiladores estiverem ligados, há um consumo de carga que deveria ir para o motor de arranque. Ao dar partida com tudo desligado, o alternador vai manter a bateria sempre carregada, prolongando a sua vida útil.

Ar-condicionado

Essa regra dos equipamentos vale, claro, para o ar-condicionado. Além do gasto de corrente elétrica do ventilador, a resistência que o compressor aplica sobre a correia de serviço aumenta o esforço do motor de arranque. Portanto, primeiro dê partida, depois ligue o ar.

30 segundos

O ideal é esperar pelo menos 30 segundos com o carro em ponto morto após dar a partida no veículo. Isso porque, o óleo precisa circular nas galeiras do bloco, lubrificando as peças móveis.

Com o carro em ponto morto, o motor trabalha em baixa rotação, diminuindo o risco de desgaste.

Por fim, essas dicas simples podem elevar consideravelmente o tempo de vida útil da bateria e da embreagem, por exemplo. Igualmente, elas retardam o desgaste do motor, fazendo com que você economize nas manutenções de seu veículo.

você pode gostar também