Misturar água no aditivo para radiador: pode ou não pode?

Produto usado para controlar a temperatura da água no sistema de arrefecimento é essencial para a saúde do motor.

O radiador é uma peça muito importante e comumente negligenciada de um veículo. Para evitar prejuízos, a recomendação é que o motorista não se esqueça de usar um aditivo próprio para auxiliar na regulagem da temperatura do motor sempre que realizar uma manutenção preventiva.

O aditivo atua no controle da temperatura, aumentando o ponto de ebulição ou congelamento da água, o que impede o superaquecimento ou o resfriamento excessivo do motor e os problemas causados por esses processos. O produto também lubrifica a bomba d’água e ajuda a proteger o sistema contra corrosão.

Além da principal função de reduzir a temperatura de congelamento da água no sistema de arrefecimento e evitar que o líquido congele em baixas temperaturas, o aditivo tem o papel de elevar o ponto de ebulição da água e fazer com que ela só ferva em temperaturas mais altas. Assim, ele atua tanto no frio quanto no calor.

Dicas para usar o aditivo

Antes de utilizar o aditivo para radiador, é importante verificar se o motor está frio para evitar queimaduras graves. Só após o sistema esfriar completamente, é hora de usar um bom produto seguindo as proporções indicadas no manual do proprietário.

O líquido deve ser misturado com água desmineralizada e colocado no reservatório do radiador. Feito isso, é só tampar.

Posso colocar água?

Os especialistas não recomendam que o motorista misture água da torneira ou mesmo filtrada com o aditivo, uma vez que o líquido possui cloro e outros minerais que podem causar o arrefecimento e até enferrujar componentes do veículo. O ideal é utilizar água desmineralizada.

Também conhecida como água deionizada, ela passa por um processo no qual todos os sais minerais são removidos, tornando-se ideal para ser usada em processos químicos. Por isso, o produto é aplicado em radiadores, baterias, limpadores de para-brisas, aquários e até laboratórios.

Pela regra geral, a proporção ideal costuma ser de 40% a 60% de aditivo e o restante de água desmineralizada. No entanto, é preciso confirmar a indicação correta no manual do veículo.

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