Carro mais eficiente do Brasil faz mais de 50 km/l; descubra qual é
Segundo dados de um levantamento do Inmetro, o campeão é um modelo elétrico que faz o equivalente a 52 km/l.
O motorista que está na fase de escolher um carro novo para comprar quase sempre avalia a eficiência dos modelos para tomar uma decisão. Afinal, um veículo com boa margem de consumo pode auxiliar bastante na economia e fazer diferença no fim do mês.
Com a chegada dos carros elétricos no mercado nacional, esses cálculos se tornaram ainda mais populares, sobretudo porque são usados para comparar o custo-benefício dos automóveis. O que mudou é que o campeão da lista consegue fazer o equivalente a mais de 50 km/l.
Dados do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), elaborado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), mostram que o veículo mais eficiente do Brasil faz nada menos que o correspondente a 52 quilômetros por litro de combustível. O teste classifica os modelos pela eficiência energética, ou seja, seu consumo de combustível.
Carro mais eficiente do Brasil
Os testes com o BYD Dolphin deram o que falar e deixaram muita gente de queixo caído quando o assunto é economia. Para verificar a eficiência e permitir a comparação com modelos a combustão, o Inmetro converte a autonomia em quilômetros rodados por litro.
Os resultados do PBEV mostram o consumo energético do carro em MJ/km (megajoules por quilômetro), e quanto menor o número, mais eficiente ele é. Além disso, também é medido o consumo na estrada e o consumo na cidade, ambos expressos em km/l.
Confira os resultados do Dolphin:
- Consumo energético: 0,42 MJ/km;
- Consumo na cidade: 51,9 km/l;
- Consumo na estrada: 43,5 km/l.
BYD Dolphin
Com nada menos que 6.812 unidades emplacadas no ano passado, o BYD Dolphin foi o carro elétrico mais vendido do Brasil em 2023. O preço inicial do modelo é R$ 149.800.
A configuração de entrada é equipada com um motor elétrico que gera 95 cv (70 kW) de potência e 18,3 kgfm de torque. Sua aceleração vai de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e a velocidade máxima chega a 150 km/h. O carro campeão de vendas da montadora chinesa tem até 291 km de autonomia.