O que é real no vídeo de airbags estourados com marretada?
Imagens que circulam na internet mostram que o acionamento do item pode ocorrer em momentos de manutenção do veículo.
Será que os airbags do seu carro podem ser acionados durante uma manutenção do veículo? Essa é a pergunta que muitos proprietários têm feito desde que um vídeo um tanto curioso se tornou viral nas redes sociais. Nas imagens, o motorista conta que o equipamento estourou com o uso de uma marreta durante um conserto.
O carro em questão é um Ford EcoSport, que no vídeo aparece com todas as bolsas infláveis acionadas. Segundo o suposto mecânico que narra o caso, os airbags do automóvel do cliente foram deflagrados enquanto ele tentava reparar a suspensão dianteira do SUV.
“[Fui] trocar uma bucha da bandeja do carro, EcoSport. Peguei uma marreta para encaixar um cachimbo um pouco menor, [com] o carro ligado em marcha lenta, abriram todos os airbags. Agora explica para o cliente como?”, diz o autor das imagens.
Não há imagens da parte externa do utilitário esportivo, o que impede de saber se houve colisão, que poderia ser o real motivo do acionamento dos airbags.
Ver essa foto no Instagram
Esses equipamentos de segurança são bolsas que se inflam rapidamente em certos pontos dos veículos em caso de colisão para proteger os ocupantes. Seu acionamento se dá por sensores instalados em locais estratégicos do carro, assim que eles detectam uma desaceleração longitudinal brusca.
Vídeo é real?
É improvável que todas as bolsas de segurança tenham sido ativadas durante a manutenção, afirma Oliver Shulze, membro da Comissão de Segurança Veicular da SAE Brasil. Segundo ele, isso é difícil até em uma colisão real, exceto quando há várias batidas em série por todos os lados do carro.
“É difícil que ocorra a deflagração inesperada de um ou mais airbags decorrente de uma marretada ou do atropelamento de um animal de pequeno porte, por exemplo. Os veículos trazem sensores específicos para cada batida, seja frontal, traseira ou lateral, e esses sensores são calibrados para ativar os respectivos airbags exclusivamente quando há desaceleração brusca e acentuada em um determinado sentido”, avalia.
Shulze explica que os airbags passam por diversos testes para evitar sua ativação em circunstâncias que não são uma colisão, embora algum defeito de fabricação ou outro tipo de falha possa causar explosão.
Como evitar problemas?
O especialista recomenda a desenergização do sistema de airbags antes das manutenções, processo que deve ser feito por um profissional qualificado. No caso do Ford EcoSport 2021, a montadora explica no manual que, “quando a ignição é desligada, alguns circuitos elétricos, incluindo airbags e luzes de advertência, também podem ser desligados”.
Desde que a manutenção não exija que o veículo esteja energizado, a orientação é desconectar a bateria e esperar cinco minutos. Vale lembrar que a detonação dos airbags pode custar mais caro que o próprio automóvel, a depender da idade e do modelo, o que é considerado perda total quando ele tem seguro.