Desvalorização dos SUVs chega a 26% em 2023; veja as maiores perdas
Dados divulgados pela Fenabrave revelam quais utilitários-esportivos mais perderam valor de mercado no ano passado.
Segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os SUVs responderam por quase metade dos veículos emplacados no Brasil em 2023. Esse sucesso, no entanto, encontra desafios na rápida desvalorização dos automóveis da categoria.
Um levantamento da Mobiauto mostra que os utilitários-esportivos perderam 9,44% do seu valor de mercado, em média, no ano passado. Porém, a depreciação supera os 26% para o modelo que está no topo da lista.
É o Hyundai Tucson 2022 versão GLS 1.6 T-GDI automática. O carro desvalorizou nada menos que 26,52% no último ano, quando era avaliado em R$ 173.140,65. Atualmente, é possível encontrar o SUV pela média de preço de R$ 127.223,24, conforme indicado na pesquisa.
Segundo lugar do ranking, o Mitsubishi Eclipse Cross também teve uma depreciação expressiva de 20,39%. A queda no preço foi de R$ 179.560,00 para R$ 142.942,78 em um ano, uma diferença impressionante.
O pódio fecha com o Citroën C4 Cactus, que perdeu 20,34% do valor de mercado no ano passado, percentual bem próximo ao modelo anterior. O SUV era vendido por R$ 117.131,82 em 2022, mas 12 meses depois chegou a R$ 93.301,60.
Ranking de desvalorização
A lista dos sete SUVs que mais perderam valor em 2023 também inclui outras grandes montadoras como Jeep, Volkswagen e Renault. Confira o ranking:
Posição | Modelo/versão | Ano | Desvalorização |
1º | Hyundai Tucson GLS 1.6 T-GDI (Aut) | 2022 | 26,52% |
2º | Mitsubishi Eclipse Cross HPE 1.5 Turbo (Aut) | 2022 | 20,39% |
3º | Citroën C4 Cactus 1.6 THP Shine (Aut) (Flex) | 2022 | 20,34% |
4º | Jeep Renegade Longitude 1.3 Turbo 4×2 | 2022 | 20,28% |
5º | Jeep Compass 2.0 TDI Série S Auto 4×4 | 2021 | 18,95% |
6º | Volkswagen T-Cross 1.4 TSI Highline (Aut) (Flex) | 2022 | 18,10% |
7º | Renault Duster Zen 1.6 16V (Flex) | 2023 | 18,01% |