De volta ao jogo! Chevrolet Bolt EV ressurgirá como modelo 2026
Depois de ter sido descontinuado, Chevrolet programa o relançamento do Bolt EV para 2026, em uma nova geração.
O Chevrolet Bolt da atual geração, conhecida como BEV2, deixou a linha de produção juntamente com seu irmão, o Bolt EUV. Isso ocorreu porque a General Motors avançou dessa fase de desenvolvimento para a BEV3, que abrange os próximos lançamentos da Chevrolet por aqui.
A GM tomou a decisão de descontinuar o Bolt no ano passado, pois, na época, estava trabalhando com a Honda em um novo EV de baixo custo, enquanto simultaneamente fazia a transição para a plataforma de bateria GM Ultium.
O ressurgimento do Bolt
Recentemente, a CEO da GM, Mary Barra, discutiu os planos e estratégias futuras da montadora para veículos totalmente elétricos, abordando o que foi realizado até agora e para onde as coisas estão se encaminhando. Nesse contexto, foi antecipado que a próxima geração do Bolt EV está realmente a caminho, com provável lançamento para o ano-modelo 2026.
Ao contrário do Bolt da geração anterior, o Bolt da próxima geração utilizará a mais recente tecnologia EV baseada em Ultium da GM. Com o anúncio, Barra aproveitou para abordar o descontentamento dos consumidores com a decisão da descontinuidade do veículo.
Estávamos tentando ser eficientes em termos de capital – disse Barra. – Mas o Bolt tem grande reconhecimento de marca e altas avaliações dos clientes. Finalmente, decidimos fazer o trabalho de mover o Bolt para Ultium. Além disso, eu recebia cartas de pessoas que estavam com raiva de mim por ter matado o Bolt.
Veículos elétricos acessíveis
Ainda segundo a executiva, a montadora espera oferecer uma ampla gama de veículos elétricos até o meio do ano, incluindo veículos de luxo da Cadillac, bem como veículos mais acessíveis da Chevy, ao mesmo tempo em que indica que o próximo Bolt baseado em Ultium “será ainda mais acessível”.
Para referência, o Bolt EV de saída incorpora um sistema de propulsão baseado em Voltec, com uma plataforma tipo skate e bateria de íons de lítio de 65 kWh. A produção ocorreu na fábrica da GM Lake Orion, em Michigan. Olhando para o futuro, a próxima geração do Bolt poderá ser construída na fábrica da GM Fairfax, no Kansas.