Pensando em um carro elétrico? Não faça nada antes de considerar estes 5 itens
Atualmente, a quantidade de carros elétricos no mercado vem crescendo, ainda mais aqui no Brasil; no entanto, é sempre importante fazer algumas considerações antes de adquirir um modelo.
Antes de comprar um carro elétrico, o consumidor precisa se atentar a alguns aspectos importantes. Desta maneira, terá menos chances de se arrepender ou de se frustrar no dia a dia.
Afinal de contas, o carro elétrico ainda é uma novidade no mercado nacional e poucos consumidores se arriscam. No entanto, é sempre importante considerar os prós e contras antes de adquirir. Então, veja 5 considerações que devemos ter antes de comprar o veículo.
Autonomia do veículo
Vale sempre lembrar que o carro elétrico é movido à bateria. Na prática, é o mesmo procedimento da bateria do celular, que precisamos carregar em determinado momento. No entanto, no caso do carro, devemos considerar a autonomia, isto é, quantos quilômetros ele pode rodar com uma bateria cheia.
Muitos carros elétricos ainda possuem autonomia baixa, de 200 a 280 km, por exemplo. E, em viagens mais longas, com poucos locais de recarga, isso pode se tornar um problema.
Pontos de recarga
Por falar nisso, os eletropostos e pontos de recarga próximos são outras considerações importantes a fazer. Não adianta ter um carro elétrico, mesmo com boa autonomia, se não houver locais adequados para a recarga.
Inclusive, atualmente, alguns novos prédios residenciais já possuem essa estrutura necessária, o que ajuda na hora de optar por comprar um veículo deste tipo.
Custo do carro elétrico
Outro ponto importante é o preço do carro elétrico, ainda muito caro e acima da realidade do mercado. No entanto, os valores já estão baixando e, em pouco tempo, devem se tornar ainda mais atrativos.
Contudo, outros pontos devem ser destacados, como a manutenção do veículo, normalmente menor que a de um carro convencional, já que tem menos peças. Entretanto, a bateria é o ‘motor’ do carro e é muito mais cara que uma bateria comum. Assim, quando há um problema e é preciso trocar, em alguns casos pode se tornar inviável.
Suporte técnico
Na sequência, também devemos considerar a capacidade de suporte técnico de um carro elétrico. Por ser um veículo de tecnologia recente, nem todos os mecânicos estão habilitados a lidar com isso.
Desse modo, também precisa-se sempre buscar uma empresa especializada, como a própria concessionária onde foi feita a compra. E essa manutenção nem sempre será barata.
Sustentabilidade
O carro elétrico é um veículo, teoricamente, sustentável, pois não precisa de combustível fóssil e finito para se recarregar. No entanto, para ter acesso a muitas cargas elétricas, estas precisam vir de fontes não renováveis.
Portanto, se você está em um lugar onde a energia elétrica provém de fontes como a energia eólica, por exemplo, é uma vantagem. Caso contrário, acaba não sendo tão vantajoso para o meio ambiente.