O futuro é elétrico! Carros elétricos vão custar menos que os a combustão em breve
Redução de custos podem movimentar o mercado de carros elétricos, mas alertas surgem quanto aos custos de reparo e seguro.
De acordo com estudos realizados pela empresa de consultoria Gartner, espera-se uma redução de custos para os carros elétricos até o ano de 2027. Essa queda nos custos é projetada por diversos fatores, incluindo o desenvolvimento de plataformas especializadas na produção de veículos elétricos e a diminuição no preço das baterias.
A redução no número de peças é outro fator que contribui para a diminuição dos custos na produção de veículos elétricos. Com novos designs que simplificam a montagem e integram diversos componentes dos carros a combustão em peças únicas, as montadoras estão buscando otimizar os processos de fabricação.
Já o preço das baterias foi reduzido por conta do desenvolvimento de baterias de sódio e baterias de estado sólido. Até mesmo o preço do lítio, principal matéria-prima das baterias utilizadas em veículos elétricos, está registrando reduções.
Recentemente, a Stellantis anunciou, em sua plataforma STLA Large, uma previsão de produção entre os anos de 2024 e 2028. Prometendo modelos com autonomia de até 800 quilômetros, essas iniciativas visam aprimorar a oferta de carros elétricos, além de reduzir os custos associados à sua fabricação.
Para Pedro Pacheco, vice-presidente de pesquisa da Gartner, as montadoras estão introduzindo inovações que simplificam os custos de produção, como a arquitetura centralizada de veículos e a adoção de ‘gigacastings’.
Essas medidas ajudam a reduzir os custos de fabricação e o tempo de montagem, sendo essenciais para a sobrevivência das montadoras tradicionais.
Porém, apesar da redução de custos, isso pode apresentar dois alertas. Primeiramente, a tendência de transformar os carros em “uma peça só” pode causar consequências. De acordo com previsões da Gartner, até 2027, o custo médio de reparos de acidentes graves na carroceria e na bateria de um veículo elétrico (EV) aumentará em 30%.
Isso significa que os veículos envolvidos em colisões podem estar sujeitos a uma depreciação total, já que os custos de reparo podem superar seu valor residual.
Além disso, há uma preocupação crescente em relação ao aumento do valor do seguro para veículos elétricos. Com o crescimento dos custos de reparo, as seguradoras tendem a aumentar os prêmios de seguro para esses modelos, tornando sua posse mais cara.
Por outro lado, a Gartner prevê uma possível consolidação no mercado de veículos elétricos. Cerca de 15% das empresas de veículos elétricos fundadas desde a última década podem enfrentar dificuldades financeiras ou serem absorvidas por empresas maiores.
Essa mudança pode indicar uma reorganização do setor, com as grandes montadoras automotivas assumindo a liderança na mobilidade elétrica.