Item obrigatório a partir de 2024: o que o controle eletrônico de estabilidade realmente faz?

Além do controle de estabilidade, o Contran também obriga os carros a terem alerta de uso de cinto e de frenagem de emergência.

Nesse ano de 2024, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) tornou obrigatório o uso do controle de estabilidade. Desta forma, todos os carros vendidos no Brasil precisam estar equipados com o ESC (Electronic Stability Control). Além dele, segundo a resolução 567 do Contran, os veículos também devem estar equipados com o alerta de uso de cinto e com o sistema de frenagem de emergência.

Sobre o ESC, ele é um dispositivo fundamental para prevenir acidentes, principalmente em situações de risco, como em curvas fechadas, desvios bruscos de rota e também em pisos escorregadios. O sistema vem para ajudar os motoristas a manter o controle de seus veículos em situações críticas ou em condições de direção desafiadoras.

O controle de estabilidade utiliza uma central eletrônica que recebe dados de sensores distribuídos pelo veículo. Dessa forma, eles calculam a velocidade das rodas e a inclinação da direção. Quando o ESC detecta que o veículo pode entrar em uma situação de derrapagem ou perda de controle, ele aplica frenagem seletiva em cada roda, ajustando o torque do motor.

O objetivo principal é adicionar uma proteção a mais aos motoristas e passageiros, reduzindo o risco de capotamento e colisões provocadas pela perda de controle. No entanto, apesar da segurança proporcionada pelo ESC, ele não é infalível.

O sistema opera dentro dos limites da física e precisa de uma aderência mínima entre os pneus e o solo para poder funcionar. Sendo assim, é fundamental que os motoristas conduzam os carros de forma responsável para que o equipamento tenha seu máximo desempenho.

Além do ESC, outro item obrigatório a partir deste ano é o DRL (Daytime Running Light), ou luz de condução diurna, que mantém uma luz de rodagem diurna no veículo para aumentar sua visibilidade.

Também é obrigatório o sistema de alerta de frenagem, que ativa o pisca-alerta ou acende as luzes de freio para servir como sinal ao veículo que vem logo atrás. O alerta de uso de cinto de segurança e o repetidor de setas são outros itens obrigatórios para os veículos a partir deste ano.

você pode gostar também