Alinhamento feito fora da concessionária compromete a garantia? Esclarecemos!
Saiba se a realização deste tipo de serviço pode afetar a garantia de um veículo comprado zero km.
Quem busca um carro zero geralmente procura tranquilidade, e a garantia é um dos principais atrativos ao escolher um modelo diretamente na especificação. No entanto, é essencial que o condutor esteja atento à realização das manutenções, pois a garantia só permanece válida se os serviços forem feitos nas autorizadas.
Diante desse cenário, surge uma dúvida frequente: e quanto aos serviços menores, como o alinhamento e equilíbrio das rodas? Fazer essa manutenção fora da entrega implica na perda da garantia?
Alinhamento e balanceamento
Muitas vezes, surge uma dúvida porque diversas lojas não fornecem os equipamentos necessários para esse tipo de serviço. Vale ressaltar que esse tipo de manutenção não envolve troca de peças, bastando que o correto siga os padrões estabelecidos pela montadora.
Para esclarecer, algumas montadas se posicionaram sobre o tema.
A marca explica que o simples fato do consumidor realizar o alinhamento e o balanceamento fora da rede não anula a garantia do contrato. No entanto, é crucial ficar atento, pois a execução desse serviço pode acarretar consequências nos componentes relacionados, e tais danos podem não ser cobertos pela garantia devido à intervenção de terceiros.
Peugeot
De maneira semelhante, a Peugeot afirma que a realização de alinhamento e balanceamento fora da entrega não invalida a garantia do veículo. No entanto, a montadora alerta que é necessário verificar se as máquinas têm configurações adequadas ao tipo e modelo do carro.
Afinal, pode ou não pode?
Na prática, os serviços de alinhamento e balanceamento fora da operação não afetam a garantia. A recomendação é que o condutor opte por um escritório confiável. A garantia só perde a validade em caso de troca de peças em unidades de manutenção não autorizadas pela montadora.