‘Anti-Toro’: Toyota lançará picape para bater de frente com a Toro e Oroch
Objetivo é abrir concorrência a modelos como a Fiat Toro e Renault Oroch; Pelo menos é o que revela sindicato.
Os rumores não são poucos nem novos que a Toyota deseja entrar no segmento de picapes intermediárias. Em outras palavras, a montadora deseja lançar no mercado um carro para concorrer diretamente com modelos já consolidados, como é o caso da Fiat Toro, Chevrolet Montana e Renault Oroch. Ao que tudo indica, essa novidade deve chegar ao mercado muito em breve. Pelo menos é o que aponta o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.
A entidade revelou que há uma negociação para produzir a caminhonete no complexo paulista e isso deve ocorrer após o lançamento do Yaris Cross. Ou seja, como o Yaris Cross chega ao mercado no final deste ano, o novo modelo da Toyota teria início de estudos para produção já em 2025.
Mais detalhes
Ainda segundo o sindicato, a picape “anti-Toro” da Toyota terá motor híbrido. Essa informação condiz com a proposta da empresa de que todos os seus lançamentos já tenham uma opção eletrificada disponível. Não se pode negar que este fator já seria um bom diferencial em relação à concorrência, uma vez que o segmento ainda não possui uma versão híbrida.
O sindicato também afirmou que a picape deve chegar ao mercado após 2027, afinal seria necessário um tempo para preparar a linha de montagem. Os rumores apontam que a nova picape seria montada soba plataforma TNGA-C, com base na próxima geração do Corolla.
Portanto, a ligação com o Corolla seria não só a identidade visual parecida como também o uso da mesma arquitetura e sistema híbrido.
Ciclo de investimento
Vale lembrar que a Toyota está no meio de um ciclo de investimento. Dele virá tanto o lançamento do Yaris Cross quanto a reestilização do Corolla Cross. O assunto acerca de novos investimentos ainda está em fase de discussão dentro do fabricante. Apesar de não haver informações concretas, a marca reafirma o seu compromisso com os investimentos no Brasil.
Ainda segundo o comitê sindical, Sorocaba é a única escolha da Toyota, uma vez que a planta recebeu melhorias para produzir os modelos mais atualizados da marca.
Futuro
No entanto, a Toyota precisa ficar atenta. Isso porque, se o modelo ficar mesmo para 2027, a montadora pode ter problemas para conseguir entrar no mercado do segmento de picapes intermediárias. Isso porque, como é uma categoria ainda pouco disputada, uma vez que a Fiat Toro domina o mercado, mesmo após tantos anos de lançamento.