Aprenda como utilizar funções do seu carro que você nem sabia que estavam lá

Recursos disponíveis em muitos modelos de carros, principalmente de Volkswagen e Audi, podem ser destravados.

Os carros atuais estão cada vez mais modernos e repletos de funções de comodidade e segurança, principalmente nas versões topo de linha. O que muitos motoristas não sabem é que é possível desbloquear alguns recursos ocultos lançados oficialmente apenas nos modelos mais caros da linha.

Essas funcionalidades podem ser destravadas por meio de um processo conhecido como “coding”, que, algumas vezes, não exige a instalação de nenhum sensor ou equipamento extra pelo profissional.

A possibilidade existe principalmente nos automóveis das fabricantes Volkswagen e Audi, mas também é comum em produtos de outras marcas com diversos públicos, incluindo as luxuosas Mercedes-Benz e BMW.

Como ocorre o desbloqueio?

Segundo Nelson de Oliveira Junior, proprietário da VAG Coding BR, o serviço consiste em “codificar” a programação de fábrica para desbloquear os recursos secretos. Esse processo ocorre por meio da porta OBD, comumente utilizada em concessionárias para diagnosticar falhas nos automóveis. O cabo utilizado para conectar o computador a essa porta depende do fabricante.

Podemos enviar um cabo para realizar o _coding_ remotamente, em qualquer lugar do mundo. “Entro na rede CAN [que conecta os módulos eletrônicos] para ativar funções previamente programadas de fábrica, mas que não estavam habilitadas”, detalha Oliveira Junior.

As funções liberadas não estão ligadas à performance, mas podem incluir capacidade de condução semiautônoma e mudanças estéticas. Segundo o especialista, o preço do serviço varia de R$ 300 a R$ 1.000.

Um bom exemplo é o VW T-Cross, modelo que, após o desbloqueio, passa a exibir os mostradores do Modo Sport na central multimídia. Ele contém informações como força G, pressão do turbo e temperatura do óleo, que em Polo e Virtus GTS e no Jetta GLI vêm de fábrica.

Quais são os novos recursos?

Oliveira Junior explica que existem outras modificações disponíveis para as versões equipadas com painel digital. “No caso do T-Cross, o marcador de velocidade vai até 260 km/h. É possível aumentá-lo para 320 km/h. Também é possível mudar a escala do velocímetro para que exiba intervalos de 10 km/h”, detalha.

Outras alterações possíveis mostram a quantidade de litros necessária para encher o tanque, permitem a seleção de cores para o painel digital e incluem a função “stop and go” em carros equipados com controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.

O coding libera até a condução semiautônoma em carros que possuem o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo de fábrica, como o Tiguan Allspace R-Line e o Passat. Esse recurso realiza a leitura de faixas para permitir curvas por conta própria em rodovias, mas não foi habilitado pela montadora no mercado nacional.

Esses carros vêm equipados com uma câmera no para-brisa, capaz de detectar pedestres e identificar placas. Consigo liberar a funcionalidade total dessa câmera, bem como um menu que permite escolher o tempo do alerta para que o motorista ponha novamente as mãos no volante, conta o especialista.

Vale lembrar que o serviço não está restrito aos automóveis mais caros e serve até para personalizar o VW up!.

É preciso destacar que a garantia pode ser anulada se o _coding_ envolver a liberação de recursos originais a partir da instalação de equipamentos. Além disso, existem outros riscos, como o de danificar o módulo, e por isso o motorista precisa procurar um profissional capacitado para realizar as mudanças.

*Com informações do UOL Carros.

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