Barato que sai caro! Motorista que não troca o filtro de óleo do motor comete um grave erro
Ao tentar economizar R$ 100, donos de veículos podem acabar pagando R$ 5 mil
A troca de óleo do motor do carro é uma das manutenções mais corriqueiras no automóvel. De extrema importância para o veículo, o líquido é responsável por garantir a lubrificação das partes móveis do equipamento, evitando que o atrito entre as peças superaqueça o motor a ponto de fusão.
Mas não é só o óleo do motor que precisa ser trocado; existem outros itens que também devem ser substituídos para garantir o bom funcionamento do carro. Podemos citar o anel do bujão, o filtro de ar e o filtro de óleo. Este último, inclusive, é frequentemente negligenciado por muitas pessoas que tentam reduzir os custos da manutenção.
Muitos proprietários, inclusive por recomendação de oficinas, decidem não trocar o filtro do óleo, alegando que sua validade é maior que a do lubrificante e que manuais recomendam a troca apenas a cada 10 mil km rodados. Mas será que isso é verdade?
Afinal, qual o momento certo de trocar o filtro de óleo?
A respeito da quilometragem ideal para trocar o filtro de óleo, ela, de fato, é similar à maioria dos lubrificantes. Contudo, uma ressalva precisa ser feita. Pessoas que percorrem longas distâncias em centros urbanos congestionados, ou seja, em baixas velocidades, acabam fazendo o motor operar no chamado “modo severo”. Nesse caso, a troca do filtro de óleo é recomendada a cada 5 mil km rodados.
O que muitas pessoas fazem é trocar apenas o óleo do motor e deixar a substituição do filtro para a próxima manutenção, pois ele ainda não teria atingido o ciclo de 10 mil km. De fato, o pensamento tem sentido, mas, na prática, pode custar caro para o bolso do proprietário.
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O que acontece se não trocar o filtro de óleo no tempo certo?
Para começar, o filtro de óleo geralmente retém uma parte do lubrificante que vai no motor. Pode-se perceber: quando o mecânico drena o óleo velho do cárter e depois retira o filtro, é notável a grande quantidade de fluido que permanece dentro da peça.
Quando não é feita a troca do filtro de óleo do motor no tempo devido, o novo lubrificante será contaminado pelo fluido velho. Assim, o óleo vencido não oferece as mesmas propriedades e, para piorar, os resíduos que circulam no bloco podem comprometer a lubrificação de peças como bielas, mancais, pistões e anéis.
Mas não é só isso, há ainda o risco de o motor ser abastecido com um fluido diferente do antigo, ocasionando a mistura de lubrificantes. E isso representa um grande perigo para as propriedades químicas do óleo, tornando-o incapaz de lubrificar as peças do motor corretamente.
Portanto, antes de tentar economizar entre R$ 50 e R$ 100, pense no dano que o carro pode sofrer com esses problemas, cujo custo pode ultrapassar R$ 5 mil.