BMW anuncia venda dos modelos elétricos iX e i4 no Brasil

O crossover BMW iX e o sedã i4 chegarão às concessionárias brasileiras no primeiro trimestre do ano que vem.

 

A BMW está buscando o ponto ideal do mercado de veículos elétricos (EV) do Brasil com um par de modelos movidos a bateria de última geração.

O crossover BMW iX e o sedã i4 chegarão às concessionárias brasileiras no primeiro trimestre do ano que vem. Nós EUA, o iX é vendido pelo preço inicial de US$ 84.195, enquanto o i4 tem preço inicial de US$ 56.395. 

Os novos modelos são parte da ambição da BMW de que os veículos elétricos a bateria respondam a cerca de metade de todas as vendas globais até o final da década.

A entrada da BMW no mercado de EV é cronometrada com uma aceleração da indústria. As montadoras planejam lançar cerca de 100 modelos movidos a bateria nos próximos cinco anos, de acordo com uma previsão da Guidehouse Insights.

O próximo ano também verá um grande impulso da rival Mercedes-Benz no espaço de elétricos. A montadora de Stuttgart planeja lançar até três crossovers elétricos e um sedã de médio porte em 2022.

Mas as estratégias de EV da BMW e da Mercedes tropeçaram nos últimos anos. Ambas as montadoras abandonaram os planos de introduzir um crossover no exigente mercado dos Estados Unidos.

Crossover elétrico

O BMW iX tem o espaço do crossover médio X5 e a esportividade do cupê crossover X6.

O segmento premium de crossover de médio porte está entre os de crescimento mais rápido no mundo. As vendas aumentaram 26% até março. Apenas nos EUA essa categoria responde por 26% do mercado de luxo, de acordo com o Automotive News Research & Data Center.

O iX de motor duplo, alimentado por uma bateria de 111,5 quilowatts-hora, oferece 516 cv e uma autonomia estimada de 600 km.

A estrutura em alumínio ajuda a aumentar a rigidez da carroceria e a segurança contra impactos, mantendo o peso baixo.

A nova grade grande em forma de rim da BMW é apresentada com destaque. Como o sistema de acionamento elétrico requer apenas uma pequena quantidade de ar, a grade é fechada e oculta um conjunto de sensores, incluindo câmeras e radares necessários para recursos de direção automatizada.

A grade é apoiada pelas unidades de faróis mais finas de uma BMW de produção em série. Luzes de direção diurna, com piscas integrados, têm um novo design como faixas bidimensionais ao longo da borda superior dos faróis.

O painel é ancorado por um display curvo independente, que combina um painel de instrumentos de 12,3 polegadas e o display de controle central de 14,9 polegadas para formar uma única unidade inclinada em direção ao motorista. 

A tela usa vidro anti-reflexo para eliminar a bitácula normalmente usada para proteger as leituras da luz solar. Um projetor é embutido no painel de instrumentos sem moldura, o que permite que ele seja escondido da vista.

O iX é o primeiro modelo do BMW Group a ser equipado com um volante hexagonal inspirado em esteira, que a montadora disse que dá ao motorista uma visão melhor da seção curva do display posicionado atrás do volante.

O modelo vem carregado com tecnologia, incluindo conexão de celular 5G, um sistema avançado de assistência ao motorista e capacidade de carregamento rápido de 200 quilowatts.

Concorrência com a Tesla

Como o iX, o esportivo i4 de quatro portas é construído na plataforma modular leve da BMW em Cluster Architecture.

Alimentado por uma bateria de 83,9 kWh, o 2022 BMW i4 eDrive40 oferece até 335 cv e até 600 km de alcance.

você pode gostar também