BMW “não tem pressa” para acabar com os motores de combustão

A BMW ainda não está pronta para assumir os mesmos compromissos que a Mercedes e a Audi.

A Mercedes anunciou planos de se tornar totalmente elétrica até 2030, quando “as condições de mercado permitirem”. Já a Audi só lançará veículos elétricos a partir de 2026. Ela pretende encerrar, em grande parte, a produção de carros à combustão em 2033. Mas, e a BMW?

Embora a BMW nunca tenha sido a empresa mais inclinada a se tornar elétrica, está claro que a montadora bávara seguiu a tendência nos últimos anos. No entanto, a BMW ainda não está pronta para assumir os mesmos compromissos que a Mercedes e a Audi.

Em uma entrevista ao Automotive News Europe, o gerente de desenvolvimento da BMW, Frank Weber, disse que a transição para veículos elétricos não acontecerá da noite para o dia. Isso ocorre porque algumas perguntas precisam ser respondidas primeiro.

“Quando o sistema estará pronto para absorver todos esses veículos elétricos? Infraestrutura de carregamento, energias renováveis. Os clientes estão prontos? O sistema está pronto? A infraestrutura de carregamento está pronta?”

Existem também várias questões que giram em torno da força de trabalho, já que a BMW, como muitas outras montadoras, tem muitos funcionários que ainda estão trabalhando no desenvolvimento de motores tradicionais. Mesmo que essa força de trabalho seja gradualmente reorientada para a eletricidade, esse é um processo complexo que vai demorar um pouco antes que a equipe seja totalmente treinada.

Euro 7

As novas normas Euro 7 aproximam-se rapidamente e são consideradas por Frank Weber, como a última fase de grandes investimentos em motores térmicos. O dinheiro investido em pesquisa e desenvolvimento para cumprir as regulamentações de emissões mais rígidas garantirá o futuro de curto prazo dos motores térmicos. Ou seja , pelo menos até o final da década. Nove anos após o prazo, Frank Weber afirma que ainda é prematuro discutir qualquer estratégia de saída para os motores térmicos.

Frank Weber também enfatiza que a BMW não quer se retirar muito cedo deste mercado e, assim, forçar seus clientes a comprar veículos elétricos. Especialmente se a infraestrutura de carregamento não for capaz de acompanhar a chegada massiva de veículos elétricos em nossos mercados.

No entanto, a BMW tem um roteiro já bem estabelecido para seus futuros veículos elétricos, com a chegada, em 2025, de uma nova família. Em última análise, Frank Weber afirma que todos os modelos, do Série 2 ao X7, serão baseados na mesma plataforma.

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